Identificação eletrônica dos animais

Prefeitura Municipal de Santa Maria por meio da Secretaria de Meio Ambiente estará nas comunidades para fazer a microchipagem dos Animais de tração primeiramente, entenda mais sobre este processo:

O que é

Um dispositivo eletrônico, aplicado em baixo da pele do animal e que apresenta um número único que identifica precisamente cada animal.

Qual é a importância

• Promover a domiciliação dos animais
  • Promover o exercício da posse ou guarda responsável sobre os animais
  • Prevenir acidentes
  • Prevenirfurtos/roubos
  • Restituir os animais perdidos ao seu real proprietário
  • Responsabilizar os proprietários pelos Maus-Tratos e Crueldade com os animais
  • Auxiliar as autoridades policiais nos casos pertinentes ao seu serviço
  • Compor e manter um banco de dados atualizado com diversas informações do cavalo

Animais que serão microchipados

Nesta etapa, o projeto atenderá os cavalos carroceiros.

Como funciona: a equipe de microchipagem estará em um primeiro momento, convidando os proprietários de animais de tração, para levaremos seus animais até os pontos previamente informados. Após a forma de abordagem ocorrerá de modo coercitivo.

Locais de aplicação: os locais de aplicação, serão previamente informados pelos meios de comunicação de massa (rádio/televisão) ou diretamente junto Central de Bem Estar Animal (CCBEA/PMSM) pelo telefone (55) 3921-7150.

Reações adversas: não há notícias de reações adversas à aplicação do microchip.

9 de janeiro – Bairro Pinheiro Machado

• Local: Escola Ivanise Jann de Jesus (Rua Vitória, 766)​

16 de janeiro – Bairro Nova Santa Marta (cancelado devido a previsão do tempo, será marcada uma nova data para o local)

• Local: Creche Sinos de Belém (Rua Manoel Malmann, 360)​

23 de janeiro – Bairro Urlândia

• Local: Campo do 14 (Rua Alfredo Viana)​

30 de janeiro – Bairro Chácara das Flores

• Local: em frente ao Cemitério Israelita (Rua Passo dos Webber)

Nos dias das ações, serão distribuídas 15 fichas no local para a microchipagem a partir das 14h. Caso existam mais animais para microchipar, será remarcada nova data. O mesmo ocorrerá caso haja instabilidade climática. Apesar de a iniciativa ser voluntária, os cavalos de tração estarem identificados é uma obrigação prevista em lei municipal.

Secretaria de Município de Meio Ambiente
Rua Venâncio Aires, 2277. 4º andar
Expediente externo: 7h30 às 13h
E-mail: meioambiente@santamaria.rs.gov.br

© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.