Seções

Instituto de Planejamento de Santa Maria

07/10/2021

Instituto de Planejamento se reúne com Fórum Técnico para debater o Plano Diretor 2022-2030


Foto: Alex Caceres (Prefeitura)

Representantes de entidades e de secretarias municipais que integram o grupo de trabalho conheceram o cronograma previsto para a elaboração do documento

A Prefeitura, por meio do Instituto de Planejamento (Iplan), realizou a primeira reunião de trabalho sobre o Plano Diretor - Planejamento Urbano Contínuo 2022-2030, na noite desta quarta-feira (6), quando foi apresentada a metodologia e as etapas para elaboração deste documento. O encontro ocorreu na sede do Iplan e contou com representantes de entidades que compõem o Fórum Técnico do Município.

Na ocasião, o presidente do Instituto, Daniel Pereyron, apresentou os 17 objetivos em desenvolvimento sustentável, que será a base do Plano Diretor. A partir destes, o trabalho de elaboração do Plano Diretor será feito em cima de seis eixos com fundamentos na CHICS, ou Cidade Humana, Inteligente, Criativa e Sustentável. Pereyron também explicou as três fases previstas para o desenvolvimento do plano, que começaram agora e devem se estender até março de 2022.

“Vamos manter um cronograma de reuniões quinzenais do Fórum Técnico e também reuniões individuais com cada setor para entendermos quais são as arestas que precisam ser aparadas para deixarmos isso redondo no Plano Diretor 2022-2030. Vai ser um trabalho intenso, mas se caminharmos todos juntos, vai ser possível fazermos tudo dentro do tempo esperado”, destacou Pereyron.

O vice-presidente do Iplan, Eduardo Mielke, salienta que este planejamento para a elaboração do Plano Diretor 2022-2030 foi feito a partir de várias secretarias municipais, em um trabalho encabeçado pelo Gabinete do Vice-Prefeito, Rodrigo Decimo. Agora, é hora de o Fórum Técnico participar das próximas fases, assim como a população como um todo.

“Além das reuniões quinzenais com os integrantes do Fórum Técnico, vamos ouvir as comunidades. Vamos deixar um espaço no site da Prefeitura, que as entidades também podem replicar o link para que as pessoas participem com suas sugestões. Ainda, vamos ir nos bairros, ouvir as pessoas, os empreendimentos, entender o que é preciso para desenvolver Santa Maria cada vez mais”, explicou Mielke.

Os representantes do Instituto de Planejamento também reforçaram que mesmo com o Plano Diretor previsto para 2022-2030, o prazo para concluir o documento até março de 2022 não configura um atraso. Este calendário é planejado para que a Câmara de Vereadores, a partir da gestão 2022, também possa auxiliar nas etapas do Plano.

Após a apresentação das fases, o presidente e o vice do Iplan abriram espaço para ouvir as dúvidas dos representantes de entidades do Fórum Técnico, que é composto por pastas municipais e entidades do setor produtivo e representativo de Santa Maria.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial