Seções
Inicial > Iplan > Notícias > “Queremos um Iplan mais perto das...

Instituto de Planejamento de Santa Maria

06/06/2022 24/10/2023 09h32m

“Queremos um Iplan mais perto das demandas das comunidades”, diz novo presidente empossado


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

O doutor em Turismo Eduardo Mielke assume a presidência e tem como vice a arquiteta e urbanista Jessica Corsini Vieira, a primeira mulher a ocupar o cargo na história da autarquia

O novo presidente do Instituto de Planejamento (Iplan) de Santa Maria foi empossado oficialmente na manhã desta segunda-feira (6). Doutor em Turismo, mestre em Ciências Florestais e graduado em Engenharia Agronômica, o profissional até então ocupava a vice-presidência, que agora fica com a arquiteta e urbanista Jessica Corsini Vieira, ex-diretora de planejamento da autarquia e primeira mulher a assumir a posição. Mielke ocupa o cargo que, até 23 de maio, estava com o arquiteto e urbanista Daniel Pereyron. 

“Queremos um Iplan mais presente junto à gestão, mais próximo às secretarias. Sobretudo, queremos um Iplan mais perto das demandas das comunidades e mais próximo às comunidades. Nós precisamos estar próximos de onde os problemas acontecem. Já viemos tratando essas questões, com os mapas setoriais, mas, agora, o Iplan vai visitar e elencar áreas específicas com um olhar de planejamento para colocarmos a Prefeitura em benefício das pessoas”, afirmou, na ocasião, o presidente do Iplan. 

O prefeito Jorge Pozzobom, presente na posse, ressaltou que as secretarias estarão mais atentas para aproveitar o que o Iplan produz. De acordo com ele, as novas diretrizes para a autarquia já foram alinhadas com Mielke. 

“O Iplan vai nos auxiliar a destravar situações históricas. É uma nova visão que está sendo implementada. Inclusive, em breve, vamos unir, em um mesmo local, o Iplan e a Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, dando mais agilidade para a tramitação dos processos. São mudanças que vão atender nossos objetivos, entre os quais, está deixar o Iplan mais próximo dos nossos empreendedores”, explicou Pozzobom. 

Quem também prestigiou a posse, que ocorreu na própria sede do Instituto, na Rua Venâncio Aires, foi o vice-prefeito Rodrigo Decimo. Ele lembrou da viagem que fez com Eduardo Mielke para o Paraná, em maio, onde conheceu o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a fim de analisar o funcionamento do órgão e colher exemplos a serem seguidos em Santa Maria. 

“É necessário termos em Santa Maria um planejamento de cidade que contemple o desenvolvimento. Queremos cada vez mais extrair do Iplan o que ele tem de potencial. Tenho certeza que conseguiremos isso a partir do novo conceito de atuação que está sendo implementado”, comentou Decimo. 

Também acompanharam o ato oficial o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, e o secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, além da equipe do Iplan.

O Instituto de Planejamento de Santa Maria foi criado pela Prefeitura em 2005, na época com o nome de Escritório da Cidade. Em 2013, ele recebeu a atual denominação.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial