Buscar

07/04/2021 07/04/2021 15h53m

Obra de instalação da nova galeria pluvial em trecho do Bairro Menino Jesus está 90% concluída

Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

Colocação da tubulação ocorre na Rua Manoel Gomes Carneiro, no trecho entre as ruas Major Duarte e Coronel Aníbal García Barão

A Prefeitura de Santa Maria avança em mais uma etapa da complexa obra de instalação da nova galeria pluvial em trecho do Bairro Menino Jesus, alcançando 90% dos serviços concluídos. A empresa Continental, responsável pela obra, trabalha na macrodrenagem e realiza a colocação da tubulação na Rua Manoel Gomes Carneiro, no trecho entre as ruas Major Duarte e Coronel Aníbal García Barão. A previsão é de que essa parte da macrodrenagem seja concluída até o final de abril.

Conforme o secretário de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes, a drenagem pluvial, que é a parte mais complexa da obra, está bem adiantada, porém, ajustes necessários já estão sendo realizados.

“Há alguns pontos de ligação do esgoto cloacal que ainda precisam ser feitos, por isso, o trabalho está sendo realizado pela empresa responsável, juntamente com a Prefeitura e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Essas ligações são importantes, pois são medidas que ajudam a manter o bom funcionamento da galeria de águas pluviais e do tratamento do esgoto”, explica o secretário Gomes.  

Em outra frente de atuação, a empresa trabalha na construção dos meios-fios entre as ruas Senador Cassiano e Major Duarte, nos dois lados da via. Quando o sistema de macrodrenagem estiver pronto, a construção dos meios-fios também deve ocorrer a partir da Rua Major Duarte até a Rua Coronel Aníbal García Barão.

A partir do mês de maio, o cronograma da obra prevê a construção da base para a recuperação das calçadas a partir da Rua Ari Nunes Tarraga até a Rua Coronel Aníbal García Barão. Na sequência dos serviços que devem ser executados, a obra segue com a terraplenagem e a compactação para o pavimento com pedras. Após, será colocado o pavimento asfáltico como camada de revestimento final.

A obra

O objetivo da obra de macro e microdrenagem é resolver, em definitivo, os problemas de infraestrutura naquela região do Bairro Menino Jesus, em função dos alagamentos em dias chuvosos. A nova galeria pluvial é instalada em trecho de 400 metros ao longo da Rua Manoel Gomes Carneiro, entre as ruas Ari Nunes Tagarra e Coronel Aníbal García Barão. O investimento é de R$ 2.654.239,65, com recurso do Fundo Pró-Saneamento. 

A obra teve início no dia 29 de maio de 2020 com previsão para ser concluída ao longo de 150 dias. Porém, foi solicitado aditivo de prazo até 22 de junho de 2021, o que se justifica por atrasos ocasionados por interferências não previstas inicialmente em projeto, como redes de drenagem pluvial, redes de abastecimento de água e redes de esgoto, além de adutoras de grande porte que necessitaram de mais tempo para a execução.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

                 

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 12h30
Telefone: (55)3921-7000 CEP: 97010-005


Desenvolvimento SITI © Copyright 2021
Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial