Buscar

08/04/2021 09/04/2021 08h24m

Oficina de Costura da SUSEPE compõe o Projeto Reintegra, desenvolvido em parceria com a Prefeitura

Ariéli Ziegler

Apenados produzem as peças que já foram destinadas a servidores do Executivo Municipal e também da própria SUSEPE

A iniciativa que promove a ressocialização de apenados da Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM) por meio da confecção de máscaras de proteção facial tem apresentado números que chamam a atenção. Desde outubro, quando o projeto começou, detentos do regime fechado já produziram cerca de 12 mil peças, entre descartáveis e de tecido. 

A oficina é da Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE) e está inserida em um convênio de trabalho prisional entre a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAPEN)/SUSEPE e a Prefeitura de Santa Maria — o Projeto Reintegra. 

Atualmente, há oito presos que atuam no processo de confecção de máscaras. Eles fazem desde o corte do material até a costura, em máquinas industriais que foram recebidas da SEAPEN/SUSEPE . 

Antes de ingressar no trabalho, os apenados receberam treinamento. A produção, que já entra no sétimo mês, ocorre de segunda a sexta-feira. 

“Muitas dessas máscaras foram entregues para a Prefeitura, e nós as repassamos aos profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, em iniciativas como a Fiscalização Municipal Integrada, a Patrulha da Máscara e aos servidores das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social. Por isso, fiz questão de ir pessoalmente até a Penitenciária para agradecer por essa parceria, que é benéfica tanto para os presos quanto para a população de Santa Maria de uma forma geral”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom, que esteve na PESM no dia 5 de abril para conversar com a equipe envolvida na fabricação. 

Bem social

Em dezembro de 2020, o Executivo Municipal recebeu 2 mil máscaras. Na ocasião, os insumos para essas peças foram custeados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Agora, as máscaras produzidas na PESM têm sido destinadas para uso dos servidores e apenados da SUSEPE, que, com recursos próprios, compra os materiais utilizados em lojas de Santa Maria, o que também contribui para o fomento da economia local. Entretanto, o projeto permanece à disposição da Prefeitura, conforme o delegado regional do órgão, Anderson Prochnow. 

“Nós estamos produzindo máscaras que salvam vidas. Essa oficina de costura foi montada durante a pandemia, mas, quando a pandemia passar, quem sabe poderemos fornecer outros materiais para a Prefeitura, a exemplo de uniformes escolares, o que seria o nosso sonho”, comenta Prochnow. 

Vidas transformadas 

“Esse trabalho é uma expectativa de recuperar um pouco da dignidade que o crime nos roubou”. É com essa frase que um dos apenados que atuam na confecção das máscaras define a importância do projeto para a sua vida. Para ele, confeccionar as peças é uma forma de voltar a se sentir útil e reparar, pelo menos, um pouco dos erros cometidos no passado. 

E esse sentimento já está espalhado pela PESM. Outro apenado ressalta que, além de ajudar a sociedade, teve a oportunidade de aprender um novo ofício. 

“A gente aprendeu a costurar, algo bom. Não sabíamos nada. Eu sou uma outra pessoa. Nesses últimos seis meses, evoluímos como seres humanos e melhoramos a nossa capacidade de pensar no próximo”, diz o detento.

De acordo com o delegado Prochnow, a oficina de produção de máscaras de proteção facial é composta por apenados do regime fechado, todos homens, selecionados pelo bom comportamento e pela disciplina. Eles passaram por uma entrevista com psicólogas e assistentes sociais da SUSEPE. A cada três dias de trabalho, suas penas são reduzidas em um dia.

Texto: Rafael Favero
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)  e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Vídeo


Fotos

                         

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial