Notícias
17/08/2022 17/08/2022 14h57m
As mais de seis décadas da EMEI Darcy Vargas serão comemoradas durante a Semana da Pátria
Escola atende 320 crianças, que participaram da festa de aniversário da escola realizada na última segunda-feira (15)
A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Darcy Vargas é uma das instituições homenageadas da Semana da Pátria deste ano. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Comissão Organizadora da Semana da Pátria, acaudilha os festejos, que se iniciaram nesta segunda-feira (15) e se estendem até 7 de setembro com o tradicional desfile na Avenida Medianeira. A escola, localizada na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, pretende participar do evento em sua totalidade, contando com pais, alunos e funcionários.
Desde o ano de 2016, a EMEI Darcy Vargas está sob a direção da professora Márcia Denise Beck e da vice, a professora Daniela do Carmo Araujo. Além delas, também atuam duas coordenadoras pedagógicas, sendo uma em cada turno, 20 profissionais no corpo docente e 320 crianças matriculadas. A escola possui um Berçário II, funcionando em turno integral; três Maternais I, sendo um em turno integral, outro no turno da manhã e outro no turno da tarde; quatro Maternais II, sendo duas turmas no turno integral, e outras duas, uma no turno da manhã e outra no turno da tarde; quatro Pré-escola A, duas no turno da manhã e duas no turno da tarde; e quatro Pré-escola B, duas no turno da manhã e duas à tarde, contabilizando 16 turmas, mais a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
65 ANOS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO
Além de marcar a data de início das comemorações referentes à Semana da Pátria, o dia 15 de agosto determinou o aniversário de 65 anos da EMEI. O hall e corredores da escola foram cenário de uma celebração protagonizada pelos funcionários e alunos, que prepararam bolos, decorações e lembranças. A temática da festa foi inspirada na girafa por representar o animal que possui o maior coração entre todos, servindo como referência para as crianças. O tema também será apresentado pela EMEI Darcy Vargas no desfile.
A celebração contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, que saudou os funcionários e profissionais da educação, além de destacar a importância da EMEI para a comunidade escolar.
“Parabéns e muita alegria ao lado desses pequenos que transformam tudo em festa. Deixo registrado o orgulho que eu tenho de toda a nossa rede municipal e de todas as nossas escolas”, declarou o prefeito durante a festa.
A diretora Marcia Beck reforça os serviços prestados pela Darcy Vargas durante o período:
“Nestes 65 anos, a escola prima por uma educação preocupada com o educar e cuidar de crianças de um a seis anos de forma dinâmica, atendendo princípios de educação, saúde, afeto, segurança, interação, alimentação, estímulo, brincadeiras e outros”.
HISTÓRIA
Fundada no ano de 1957, a EMEI carrega este nome em homenagem a ex-primeira-dama brasileira. A alcunha é uma herança do Lar Casa da Criança, espaço que recebia crianças órfãs e em vulnerabilidade social antes de a Prefeitura adquirir o terreno. Após esta aquisição, o prédio foi reformado e foi construída a creche Darcy Vargas. Em 2003, passou a vigorar a nomenclatura: Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). A escola não possui acesso à documentação que registra a data de construção do prédio original.
Esposa do então presidente Getúlio Vargas, Darcy foi marcada por se tornar a primeira primeira-dama do Brasil a desempenhar funções assistencialistas em virtude de suas preocupações sociais e assistenciais, além de fundar diversas instituições com este intuito. Por isso, a escola se orgulha deste preito e tenta dar continuidade ao legado deixado por ela.
PROPOSTA PEDAGÓGICA, METODOLOGIA E MISSÃO
A proposta pedagógica da escola é embasada na construção do conhecimento por meio das experiências, interesses, necessidades e curiosidades das crianças, nas quais são observadas pelos profissionais da educação. A partir daí, são elaborados os projetos a serem desenvolvidos nos níveis da educação infantil, procurando desenvolver as habilidades e a interação com o meio. Desde 2013, a metodologia de ensino adotada está baseada na pedagogia de projetos que asseguram a função social e política da escola através do trabalho com conhecimentos sistematizados, respeitando os direitos da aprendizagem.
O currículo da Darcy Vargas está organizado por temas, como o interesse da criança, as iniciativas que integram os campos de experiência, a proposição de tarefas que desafiem e motivem as crianças a ampliar os conhecimentos que já possuem e a busca de novos conhecimentos, respeitando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e Documento Orientador Curricular de Santa Maria (DOC).
A missão da escola é ser um espaço de educação, entendida como construção do conhecimento, aquisição de habilidades e formação de valores e opinião. Também prezam por educar e cuidar crianças assegurando um ensino de qualidade, integrando escola, família e comunidade, além da contribuição para a formação de cidadãos conscientes aptos a exercerem seu papel em uma sociedade em constante transformação.
“Considera-se que a Educação Infantil nos dias atuais deve valorizar o lúdico e o brincar na prática pedagógica levando as crianças a potencializar suas habilidades físicas e motoras. A criança tem que se sentir parte do processo ensino-aprendizagem e, assim, trará significado para elas”, explica a diretora, Márcia Beck.
REFORMAS
No ano de 2013, a EMEI contava com 180 crianças matriculadas. A partir de 2016, o número subiu para 320 crianças. Por isso, foi necessária uma adaptação por parte da gestão da EMEI, que aproveitou o espaço de um salão, nos fundos da escola, que estava inativo e realizou a reforma para a criação de duas novas salas de pré-escolas, possibilitando a abertura de mais quatro turmas (duas no turno da manhã e as outras duas no turno da tarde). A EMEI Darcy Vargas é uma das instituições de ensino municipais participantes do programa Educação Fiscal, que busca esclarecer questões em torno dos tributos e a importância deles para a vivência.
A escola também adquiriu sete ares-condicionados para serem instalados nas salas de aula. Os aparelhos foram disponibilizados por recursos municipais, por meio do Programa de Desenvolvimento de Autonomia Escolar (PRODAE), recursos federais do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e arrecadações levantadas pela EMEI com risotos e demais ações entre amigos. A instalação destes aparelhos é disponível em razão da reforma na rede elétrica da escola, demanda atendida pela Prefeitura, por meio da Secretária da Educação (SMEd), em outubro do ano passado. A intenção da Darcy Vargas é instalar ares-condicionados em todas as quinze salas de aula da instituição.
INCLUSÃO
A EMEI Darcy Vargas conta com o atendimento de uma educadora especial que faz o acompanhamento de 12 crianças, embora mais 20 ainda estejam aguardando diagnóstico. O trabalho da educadora ocorre de acordo com a necessidade de cada aluno, oferecendo suporte em sala de aula. Os atendimentos são realizados em sala específica. Estas crianças trabalham em turno invertido.
A coordenadora pedagógica da EMEI Darcy Vargas, Simone Dias Cavalheiro, salienta a importância do acompanhamento:
“Acreditamos que a educação inclusiva é capaz de contribuir para uma transformação social que reflita nos princípios de igualdade, solidariedade e da convivência respeitosa entre indivíduos, buscando alternativas de permanência do aluno na escola, respeitando os ritmos de cada um e elevando sua autoestima”.
PREPARAÇÕES PARA O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO
Para o desfile, serão destinados convites a todas as famílias, desde o Berçário ao Pré-B. A intenção da escola é fazer com que toda a comunidade escolar da EMEI Darcy Vargas participe do evento. No dia, será apresentado o trabalho desenvolvido no cotidiano da EMEI, onde cada turma e cada nível mostrarão o que é o trabalho da Educação Infantil. A girafa, tema da festa de aniversário de 65 anos da escola, será também temática para o desfile.
“A importância maior para nós é o reconhecimento da Educação Infantil. Temos orgulho da nossa profissão e sabemos da importância que temos na vida das crianças pequenas”, concluiu a diretora Márcia Beck.
Texto: Henrique Falkembach Knackfuss (estagiário do curso de Jornalismo)
Fotos:
João Alves (Mtb: 17.922)
Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria