Buscar

18/11/2022 18/11/2022 16:49m


Prefeitura promove seminário sobre Cidades Educadoras, com inscrição gratuita, na próxima semana


Arte: Divulgação / Prefeitura

Nesta sexta-feira (18), o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, visitou Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), em Barcelona, e dará relato sobre a experiência no evento em Santa Maria

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e do Distrito Criativo Centro-Gare, promove na próxima terça (22) e quarta-feira (23) o Seminário “Santa Maria – Caminhos Para Uma Cidade Educadora”. O evento é organizado em parceria com a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O objetivo é ampliar o debate sobre a ideia-força das cidades educadoras e a possibilidade de tornar Santa Maria signatária desse movimento internacional.

O seminário tem como público-alvo lideranças sociais da cidade e da Região Centro. A ideia é que poder público, sociedade civil organizada e entidades empresariais participem com sugestões e trocas de experiências acerca do tema. 

As cidades educadoras integram um movimento iniciado em Barcelona nos anos 1990. Hoje, a cidade sedia a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Contudo, são mais de 500 municípios pelo mundo que integram a rede de Cidades Educadoras. Destas, 26 estão no Brasil e 12 no Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira (18), o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, que representa Santa Maria em viagem na Espanha, visitou a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Ele participará do Seminário “Santa Maria – Caminhos Para Uma Cidade Educadora” na próxima semana e compartilhará a experiência.

As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário online.

Na terça-feira, o evento ocorre a partir das 18h, no Salão de Atos do Prédio 13, no Conjunto 3 da UFN (Rua Silva Jardim, 1.175 – Bairro Nossa Senhora do Rosário). Já na quarta, as atividades ocorrem das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 16h, no Auditório da Reitoria do IFFar (Alameda Santiago do Chile, 195 – Bairro Nossa Senhora das Dores). Confira a programação completa aqui

ENTENDA
Cidades Educadoras referem-se a um movimento que compreende a cidade como um vasto espaço educador e de aprendizados a partir do reconhecimento de suas riquezas e de seus saberes. Compartilhar tais elementos que compõem a cidade, requer reconhecê-los como experiências que necessitam ser valorizadas e passadas para as futuras gerações. Procura-se, nesta proposta, melhorar a qualidade de vida, bem como as práticas democráticas, representativas e participativas da sociedade.

Assim, o Seminário “Santa Maria – Caminhos Para Uma Cidade Educadora” tem como principal objetivo compartilhar saberes sobre cidades educadoras no intuito de gerar sinergias com o poder público e a sociedade civil. Bem como provocar a interlocução sobre o conceito e os princípios da Carta das Cidades Educadoras, a fim de alavancar ações para Santa Maria ser Cidade Educadora. 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Divulgação / Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos




Fotos

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial


Prefeitura Municipal de Santa Maria
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 8h30min às 13h30min
Telefone: (55) 3921-7000 CEP: 97010-005


Desenvolvimento SITI © Copyright 2022
Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial