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21/11/2022 22/11/2022 10:19m


Moradores do Passo das Tropas pedem mais linhas em reunião pública do transporte coletivo


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Reivindicação é que durante a pandemia itinerários foram aglutinados e as viagens ficam muito longas e cansativas

Na reta final das reuniões públicas sobre a licitação do transporte coletivo, nesta segunda-feira (21), a Prefeitura ouviu moradores do Passo das Tropas, Região Sul de Santa Maria. Cerca de 20 pessoas estiveram no Piquete Manoel Pinto, onde o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, apresentou dados sobre a licitação e o Plano Diretor do Transporte Público.

“Muito tempo e responsabilidade foram investidos na elaboração do Plano Diretor, mas escutar a população também faz parte do processo. Por isso estamos aqui para mostrarmos pra vocês a nossa realidade e para ouvir o que vocês têm a dizer. Este deve e precisa ser um trabalho conjunto de toda Santa Maria”, salientou o superintendente de Mobilidade Urbana, Silvio Souza, que mostrou os principais itens previstos para o novo contrato.

Antes de explicar pormenores da licitação, ele lembrou os impactos que a pandemia trouxe para o sistema: foram 28.756.105 passageiros transportados em 2019, antes da crise sanitária, número que caiu para 16.152.542, conforme projeção total para 2022.

Souza também explicou as medidas tomadas pelo Município para evitar que o custo do sistema não fosse repassado integralmente aos usuários. O subsídio de R$ 6,24 milhões foi a principal delas, além da unificação de linhas com poucos passageiros, a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as empresas concessionários em 2021 e a redução no número de cobradores, ações necessárias para evitar o aumento tarifário ainda maior. Atualmente, a passagem custa R$ 4,50 para quem utiliza os cartões Cidadão e Vale-transporte e R$ 5 para quem paga em dinheiro.

Ao chegarem para a reunião, os participantes, entre eles usuários do transporte coletivo, empresários do setor, representantes de entidades e vereadores, receberam panfletos com respostas para as principais dúvidas sobre a licitação. As perguntas “porque Santa Maria vai realizar a licitação para o transporte coletivo?”, “quais são os benefícios que a licitação vai trazer para a população?”, “a licitação vai interferir no preço da passagem?”, “o que a licitação diz sobre a quantidade de linhas de ônibus?” e “quanto às paradas?” estão respondidas no material, que é distribuído em todas as discussões com a comunidade.

Os presentes acompanharam atentos a explanação. Após, foi aberto o espaço para manifestações e alguns moradores deixaram suas reivindicações, como:

“Temos dois pedidos para fazer. O primeiro é que a gente tenha mais linhas de ônibus, como era antes. É que com a pandemia, foram juntando as linhas tudo em um carro só. Este ônibus foi circulando pelas localidades aqui do Passo das Tropas, aglutinando as linhas, como Pau-a-pique, Arenal, Capivara... Tudo em uma viagem só. Além de ser muito cansativo para todos, as viagens que antes eram em meia hora, passaram a ser de uma hora, ou uma hora e meia. É muito complicado. As pessoas têm horário a cumprir. E isso nos leva ao segundo pedido, que é ter mais horários de ônibus, porque a grade também foi reduzida devido a pandemia e não foi mais normalizada. Então, não tem oferta de horário e os itinerários das viagens são longos, é mais em conta as pessoas se unirem em dois, três ou até quatro e dividirem para pagar um carro para irem até o Centro ou a outro destino. Não acham?”, questionou o morador da região e patrão do Piquete Manoel Pinto, Cláudio Machado.

OUTRAS REUNIÕES
Há ainda outras duas reuniões previstas no Município sobre o assunto, nesta terça (22) e quarta-feira (23) (locais e horários, abaixo).  Ao fim destas reuniões públicas, ocorrerá uma audiência pública, de caráter formal, em dia, horário e local a serem definidos. 

Em princípio, a audiência pública ocorreria nesta quinta-feira (24), na Praça Saldanha Marinho. Porém, a iniciativa está adiada. A nova data será divulgada em momento oportuno.

O ato desta segunda-feira foi a décima reunião pública sobre o tema. Confira as notícias sobre cada encontro com moradores de bairros do Município no site da Prefeitura

O QUE A LICITAÇÃO VAI EXIGIR?
Os presentes puderam conhecer as exigências da licitação para a empresa que irá operar as linhas de ônibus. Entre as informações apresentadas, está o número de linhas, no total de 20, a unificação das tarifas urbanas e distritais (não haverá mais diferença de preço entre os ônibus das zonas urbanas e rurais), a quantidade de ônibus que terão ar-condicionado, prevista em 30% da frota, a idade média dos ônibus, que será de 8 anos, e a quantidade de cobradores exigidos: de 25% a 28% dos ônibus, nas linhas mais demandadas e nos horários de pico.

Quanto às frequências das linhas, a Prefeitura vai baseá-las em estudos técnicos, conforme a demanda. As novas tecnologias também foram tema da apresentação. A empresa vencedora do processo precisará aceitar cartões de crédito e de débito, bem como QR Code, para pagamento da passagem. Ao mesmo tempo, os ônibus terão câmeras de videomonitoramento interno, para maior segurança aos passageiros. E o que é bastante aguardado pelos usuários, um novo aplicativo para acompanhamento dos horários dos ônibus, também constará no contrato. Todas as tecnologias estarão interligadas no chamado Centro de Controle Operacional (CCO) no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, na Avenida Nossa Senhora Medianeira.

Todas as sugestões da população são bem-vindas, mas o superintendente de Mobilidade Urbana fez questão de frisar que as propostas da Prefeitura na licitação estão firmadas em estudos técnicos, dos quais a maior parte foi realizada pela empresa Pró-Cidades, contratada via licitação ainda em 2019 para elaborar o Plano Diretor de Transporte Coletivo de Santa Maria. Ao mesmo tempo, o secretário lembrou que todas as melhorias que os usuários exigirem têm impacto no preço da tarifa e que, portanto, deve haver equilíbrio.

O novo contrato tem previsão de duração de 10 anos e prevê a realização periódica de pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço. A licitação será lançada após o término de todos os encontros com a comunidade. As discussões públicas terão fim em 24 de novembro, na Praça Saldanha Marinho, em uma audiência pública que servirá para validar o processo. Depois, a licitação será enviada pela Prefeitura ao Tribunal de Contas para, posteriormente, ocorrer a sua publicação. A parte que compete ao Município será concluída até o início de dezembro, de acordo com o secretário de Mobilidade Urbana.

OUTRAS NOVIDADES
Para além do processo licitatório, a Prefeitura fará outros investimentos na infraestrutura do transporte coletivo. As destacadas pela Prefeitura na reunião pública foram a construção de um novo terminal de embarque e desembarque na Avenida Rio Branco e a instalação de corredores de preferenciais para ônibus nas ruas Riachuelo e André Marques e na Avenida Presidente Vargas e o início das tratativas para fazer o mesmo na RSC-287, a Faixa Nova de Camobi, e na ERS-509, na Faixa Velha de Camobi, vias que não são de domínio do Município.

Veja toda a apresentação completa no PDF em anexo.

Participaram da reunião pública desta quarta-feira o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover), Rogério Santos, e moradores de Santa Maria. Como representantes da Prefeitura estiveram o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, e demais servidores da pasta de Mobilidade Urbana e do Executivo Municipal.

PROGRAMA-SE
Reuniões públicas sobre o transporte coletivo:
• 22 de novembro (terça-feira) – Colégio Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta, às 19h
• 23 de novembro (quarta-feira) – Associação Comunitária, no Bairro Tancredo Neves, às 19h

Saiba aqui mais informações sobre o Transporte Transparente.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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