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22/11/2022


Moradores da Região Oeste são ouvidos pela Prefeitura em reunião pública sobre o transporte coletivo


Mais de 50 pessoas participaram da iniciativa que ocorreu na Escola Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta

Na noite desta terça-feira (22), foi a vez dos moradores da Região Oeste do Município participarem da audiência pública para a preparação à Licitação do Transporte Coletivo. Mais de 50 pessoas participaram da penúltima reunião, que ocorreu no ginásio da Escola Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta. A reunião faz parte de uma série de encontros com a população santa-mariense para explicar o processo licitatório do Transporte Público de Santa Maria e ouvir as reivindicações da população. 

“Hoje é a 11ª audiência, e amanhã, concluímos essa série na Associação Comunitária, no Bairro Tancredo Neves. É um momento para todos aproveitarem para criticar, sugerir, dar suas considerações a respeito do assunto, e não devem sair com dúvidas. É a oportunidade para todos que quiserem falar e nós, do Executivo Municipal, aprendermos com as considerações, explicou o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.

Na oportunidade, representando o Ministério Público, a promotora Giani Saad, participou da reunião e deixou a saudação aos presentes. 

“Estamos trabalhando junto com a Prefeitura para resolver essa questão do transporte público. E o Conselho Municipal de Transporte pediu que houvesse mais tempo para ocorrer a licitação, por isso estamos realizando essas audiências. Estamos ouvindo diversas críticas construtivas, para que se possam, de alguma forma agregar ao projeto, também para evoluirmos e aprendermos com os senhore, falou a promotora Giani Saad.

Quem esteve na reunião recebeu um material impresso com dados do estudo realizado pela Prefeitura e detalhes sobre tarifas, sobre inovações que serão trazidas pela licitação. Durante a apresentação, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, também mostrou uma comparação do número de usuários antes e durante a pandemia, que exemplifica a queda do número de usuários, que foram de 28.756.105 passageiros transportados em 2019, antes da crise sanitária, para 16.152.542, conforme projeção total para 2022.

O secretário Orion Ponsi iniciou a apresentação com dados sobre a elaboração do projeto de licitação, lembrou das reuniões já realizadas e ressaltou a importância da participação das comunidades na construção do documento final.

“A cidade de Santa Maria cresceu e vai se desenvolver ainda mais. Precisamos modernizar o sistema do transporte coletivo sob a ótica de novas expectativas que atendam as prioridades dos usuários. As sugestões desta noite vão se juntar a todas que já ouvimos para constar numa planilha no projeto final. Além disso, queremos criar uma Central de Atendimento no Ciosp que esteja à disposição da população para reclamações, seja no caso de atraso de linhas, seja no controle de saídas e chegadas de linhas de ônibus, por exemplo. Temos o aplicativo Santa Maria de Todos Nós que também será uma ferramenta onde o usuário poderá enviar foto e mensagem para relatar problema em alguma linha. São diversas ações para ofertar mais agilidade e comodidade aos passageiros”, descreveu o secretário.

Após a explicação do secretário, de como se dará o processo licitatório, a oportunidade foi aberta para as manifestações e sugestões da comunidade. O momento contou com a participação de Rogério Santos da Costa, presidente do Sitracover, do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira, do vereador Pablo Pacheco e representante da vereadora Marina Calegaro. Entre os moradores, houve a participação de Leonel Pacheco, Eva Bara Silva, Ray Góes, Aline Gomes, Augusto Panzenhagen, Maria Isolete Medeiros, Rosangela Mello e Elizabete Pinheiro. Assim como em outras reuniões, as principais reivindicações foram sobre o retorno dos cobradores nos ônibus, mais horários de linhas urbanas, linhas circulares que possam integrar os bairros, além da instalação de mais abrigos em pontos que não possuem estruturas. 

Ainda, houve solicitação de mais horários de ônibus para os moradores do Monte Betel, extensão da Vila Rossi para a Vila São João, além mais horários do transporte à noite para estudantes, e horários noturnos do bairro para o Shopping Praça Nova, e o retorno para pessoas que trabalham.

A reunião também contou com a presença do vereador Danclar Jesus Rossato, o Irmão diretor da Escola Marista Santa Marta, Irmão Diego Lunkes, colaboradores da escola e do Centro Social Marista Santa, além de pais e moradores. Representando o Sistema Integrado Municipal (SIM), Cristiano da Silva Andretta, o superintendente Silvio Souza e servidores da pasta de Mobilidade Urbana.

O QUE A LICITAÇÃO VAI EXIGIR?

Entre as informações apresentadas, está o número de linhas, no total de 20, a unificação das tarifas urbanas e distritais (não haverá mais diferença de preço entre os ônibus das zonas urbanas e rurais), a quantidade de ônibus que terão ar-condicionado, prevista em 30% da frota, a idade média dos ônibus, que será de 8 anos, e a quantidade de cobradores exigidos: de 25% a 28% dos ônibus, nas linhas mais demandadas e nos horários de pico.
 
As novas tecnologias também foram tema da apresentação. A empresa vencedora do processo precisará aceitar cartões de crédito e de débito, bem como QR Code, para pagamento da passagem. Ao mesmo tempo, os ônibus terão câmeras de videomonitoramento interno, para maior segurança aos passageiros. E o que é bastante aguardado pelos usuários, um novo aplicativo para acompanhamento dos horários dos ônibus, também constará no contrato. Todas as tecnologias estarão interligadas no chamado Centro de Controle Operacional (CCO) no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, na Avenida Nossa Senhora Medianeira.
 
O novo contrato tem previsão de duração de 10 anos e prevê a realização periódica de pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço. Após o término de todos os encontros com a comunidade, a licitação será enviada pela Prefeitura ao Tribunal de Contas para, posteriormente, ocorrer a sua publicação.
 
Além do processo licitatório, a Prefeitura fará outros investimentos na infraestrutura do transporte coletivo, entre elas a construção de um novo terminal de embarque e desembarque na Avenida Rio Branco e a instalação de corredores de preferenciais para ônibus nas ruas Riachuelo e André Marques e na Avenida Presidente Vargas e o início das tratativas para fazer o mesmo na RSC-287, a Faixa Nova de Camobi, e na ERS-509, na Faixa Velha de Camobi, vias que não são de domínio do Município.

Os presentes puderem conhecer as exigências da licitação para a empresa que irá operar as linhas de ônibus. Entre as informações apresentadas, está o número de linhas, no total de 20, a unificação das tarifas urbanas e distritais (não haverá mais diferença de preço entre os ônibus das zonas urbanas e rurais), a quantidade de ônibus que terão ar-condicionado, prevista em 30% da frota, a idade média dos ônibus, que será de 8 anos, e a quantidade de cobradores exigidos: de 25% a 28% dos ônibus, nas linhas mais demandadas e nos horários de pico.

Quanto às frequências das linhas, o secretário explicou que a Prefeitura vai baseá-las em estudos técnicos, conforme a demanda. O secretário tomou nota durante a fala dos participantes da reunião. As definições agora, antes da licitação, e no decorrer do contrato serão tomadas de forma conjunta entre Prefeitura e população.

As novas tecnologias também foram tema da apresentação. A empresa vencedora do processo precisará aceitar cartões de crédito e de débito, bem como QR Code, para pagamento da passagem. Ao mesmo tempo, os ônibus terão câmeras de videomonitoramento interno, para maior segurança aos passageiros. E o que é bastante aguardado pelos usuários, um novo aplicativo para acompanhamento dos horários dos ônibus, também constará no contrato. Todas as tecnologias estarão interligadas no chamado Centro de Controle Operacional (CCO) no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, na Avenida Nossa Senhora Medianeira.

Ainda conforme o secretário Orion Ponsi, todas as sugestões e críticas da população são bem-vindas, mas ele fez questão de frisar que as propostas da Prefeitura na licitação estão firmadas em estudos técnicos, dos quais a maior parte foi realizada pela empresa Pró-Cidades, contratada via licitação ainda em 2019 para elaborar o Plano Diretor de Transporte Coletivo de Santa Maria. Ao mesmo tempo, o secretário lembrou que todas as melhorias que os usuários exigirem têm impacto no preço da tarifa e que, portanto, deve haver equilíbrio.

O novo contrato tem previsão de duração de 10 anos e prevê a realização periódica de pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço. A licitação será lançada após o término de todos os encontros com a comunidade. As discussões públicas terão fim em data e local a ser definido, em uma audiência pública que servirá para validar o processo. Depois, a licitação será enviada pela Prefeitura ao Tribunal de Contas para, posteriormente, ocorrer a sua publicação. A parte que compete ao Município será concluída até o início de dezembro, de acordo com o secretário de Mobilidade Urbana.

Veja aqui toda a apresentação completa em PDF.
 
PROGRAMA-SE
Reunião pública sobre o transporte coletivo:
• 23 de novembro (quarta-feira) – Associação Comunitária, no Bairro Tancredo Neves, às 19h
 
Saiba aqui mais informações sobre o Transporte Transparente.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria




Fotos

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