Buscar

24/11/2022 23/11/2022 17:56m


Prefeitura promove oficinas de contação de histórias em escolas com temática de diversidade


A autora Janine Rodrigues levou seus contos sobre representatividade a estudantes do ensino fundamental do município

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), realiza ao longo deste mês, o 1º Fórum Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Uma das diversas atividades integrantes da programação são as oficinas de contação de histórias com a escritora Janine Rodrigues. Nesta quarta-feira (23), a atividade ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, no Bairro Divina Providência. 

No local, cerca de 60 crianças, do 1º ao 5º ano, ouviram atentamente à autora ler os contos ‘Histórias do Velho Nestor e Nuang - Caminhos da Liberdade’. A história de Nuang, em especial, celebra a cultura africana e afro-brasileira, mostrando o poder de uma menina guerreira. Para a autora, este conto é importante para os estudantes perceberem a representatividade e conhecer a história do próprio país, que é complexa, mas não deixa de ser bonita. 

A recepção dos alunos foi calorosa, com bastante participação. O interesse foi ainda maior quando Janine mostrou as animações que são possíveis de serem acessadas pelas ferramentas de realidade aumentada do próprio livro. O aluno Davi Santos, do 5º ano, ficou empolgado com a atividade pelo fato de a autora vir de longe contar histórias para eles. 

“Foi bem legal. Gostei bastante porque veio uma pessoa de São Paulo aqui”, afirma ele. 

Já Duniani Dutra, também do 5º ano, nunca tinha conhecido uma escritora negra, apenas escritores brancos e homens, e ver a Janine fez ela perceber que pode pensar em também ser uma escritora no futuro. 

Para a autora, as oficinas têm também o poder de mostrar que as pessoas negras ocupam lugares importantes da sociedade, tanto quanto pessoas não-negras. 

“Eles precisam conhecer autores e autoras negras pois, muitas vezes, a história conta que a gente não está nesses lugares, que não produzimos intelectualmente, que estamos num lugar muito inferiorizado, e isso é mentira. Eles não podem ser educados com esse olhar, eles precisam saber que também somos cientistas, escritores, educadores, formadores de opinião, entre outros”, afirma Janine.

A AUTORA

Janine Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro, tem 39 anos, e, além de escritora, é criadora da editora Piraporiando. Ela sempre quis ser escritora infantil, mas foi só em 2015 que realizou o sonho de ter um livro publicado. Antes disso, tentou publicar por diversas editoras que disseram ‘não’. Mesmo assim, não desistiu porque sabia que a mensagem dos livros era fundamental para transformar a vida de milhares de crianças negras e não negras no Brasil. A Piraporiando já publicou cinco livros de temática inclusiva e, até 2021, as obras e oficinas já impactaram mais 60 mil crianças e educadores ao redor do país. As oficinas e contações de histórias têm metodologia própria e atividades educativas que ampliam debates e reflexões sobre os assuntos com crianças.

PALESTRA FINAL

O 1º Fórum Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais segue com extensa programação em escolas da Rede Municipal de Ensino, tendo como objetivo fomentar a importância da temática dentro da área da educação para gerar consciência sobre o combate ao racismo e ações antirracistas. As oficinas de contação de histórias com Janine Rodrigues ocorreram na EMEF João da Maia Braga, na EMEF Rejane Garcia Gervini, na EMEF São João Batista, na EMEF Sérgio Lopes e na EMEF Adelmo Simas Genro.

O encerramento da programação ocorrerá com a palestra "Consciência Negra - o antirracismo na prática", com o cantor de rap, ator, compositor e co-autor do best-seller ‘Falcão – Meninos do Tráfico’, MV Bill, em 29 de novembro, às 9h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As inscrições, que eram voltadas a estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município, estão encerradas, pois a capacidade do local esgotou.

Texto: Ana Laura Iwai (estagiária do curso de Jornalismo da UFSM)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria




Fotos

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial


Prefeitura Municipal de Santa Maria
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 8h30min às 13h30min
Telefone: (55) 3921-7000 CEP: 97010-005


Desenvolvimento SITI © Copyright 2022
Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial