Notícias

26/01/2023 27/01/2023 12h21m

Acolhe Santa Maria, da Prefeitura, faz atendimento aos sobreviventes e familiares de vítimas da Kiss


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Tenda foi montada na Praça Saldanha Marinho, ao lado da cobertura do palco principal. Funcionários do serviço estarão novamente no local das 9h às 22h30min, nesta sexta-feira (27)

O incêndio na Boate Kiss completa 10 anos nesta sexta-feira (27) e a Prefeitura auxilia a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) nas homenagens às vítimas da tragédia. Além de ofertar estrutura na Praça Saldanha Marinho e na Rua dos Andradas, em frente ao prédio onde funcionava a casa noturna, para melhor abrigar sobreviventes e familiares das vítimas, o Executivo Municipal também está com uma tenda na praça principal com o serviço Acolhe Santa Maria. Este consiste no atendimento e apoio psicológico à população santa-mariense, com foco principalmente a familiares de vítimas e sobreviventes da Kiss.

A tenda foi montada ao lado da cobertura do palco na Praça Saldanha Marinho e nesta sexta-feira terá atendimento das 9h às 22h30min. Os funcionários do Acolhe Santa Maria, junto com o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, acompanharam as homenagens que ocorreram nesta quinta-feira (26), na praça, no auditório do Colégio Marista Santa Maria e durante a vigília, em frente à boate. A Prefeitura também presta apoio com mobilidade urbana, segurança e outros serviços.

Os dez anos da tragédia tem programação elaborada pela AVTSM em conjunto com o Coletivo Kiss: Que Não Se Repita e o Eixo Kiss do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria, e ocorre até sábado (28), em diferentes locais da cidade. As atividades começaram na noite desta quarta-feira (25), com a Intervenção de Colagem de frases e fotografias compondo um caminho da Praça Saldanha Marinho até o prédio onde funcionava a Boate Kiss. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) e a Guarda Municipal acompanharam os participantes durante o trajeto e coordenaram o trânsito, conforme necessário.

Nesta quinta-feira, mais uma vez o Executivo Municipal auxiliou com a segurança e organizou as questões de mobilidade urbana durante as atividades na Saldanha Marinho e na caminhada da praça até a Rua dos Andradas, para a vigília, que ocorre até a madrugada desta sexta-feira, bem como cuida do bloqueio da Rua dos Andradas, entre Rua André Marques e Avenida Rio Branco, desde às 9h desta quinta, com previsão de seguir até as 14h desta sexta.

O cronograma de atividades segue nesta sexta-feira e todas as atividades ocorrem na Praça Saldanha Marinho, a partir das 10h. O trancamento do trecho tem previsão de seguir até as 14h desta sexta. A programação de homenagens encerra-se no sábado (28), com missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira, às 20h. 

A AVTSM convida toda a comunidade a participar das atividades em homenagem aos 242 jovens que foram vítimas da trágica noite de 27 de janeiro de 2013. As ações realizadas têm como intuito preservar a memória daqueles que partiram e construir um futuro seguro para os que aqui ficaram.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (27)

(todas as atividades do dia ocorrem na Praça Saldanha Marinho)
– 10h – Abertura e Culto Ecumênico

– 13h45min – Soltura dos Balões

– 14h – Mães y Madres: Kiss e Cromañón com Nilda Gomez (Familias Por La Vida – Argentina) e Mães da AVTSM

– 15h30min – O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade? com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael
e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Júnior (advogado que representa a AVTSM no
processo penal)

– 17h – Por que prevenção vale a pena? com Antonio Berto (Pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT) e Rogério Lin (Superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e integrante da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP)

– 19h – 10 anos do ‘‘Kiss: que não se repita” — Apresentação da Campanha ‘Tempo Perdido’

– 20h30min – Por que contar essa história 10 anos depois? com Daniela Arbex (jornalista e
autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada da Boate Kiss) e Marcelo
Canellas (jornalista e diretor da série Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria)

– 22h – Encerramento com Juliana Pires, Matheus Lopes e Beto Pires

Sábado (28)
– 20h – Missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos:
Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e
Marcelo Oiveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial