Notícias

06/12/2023 07/12/2023 13h24m

Com o apoio da Prefeitura, programa Progredir Santa Maria formou mais de 60 alunos


Iniciativa oferece capacitações gratuitas para pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou de baixa renda

Representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, participaram, na noite desta quarta-feira (6), da cerimônia de formatura de 62 alunos e do encerramento dos cursos ministrados no âmbito do programa Progredir Santa Maria, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A solenidade ocorreu no auditório da Antiga Reitoria da UFSM.

A iniciativa oferece capacitação gratuita junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Município, gerando a possibilidade de emprego e renda. Na ocasião, foram entregues os certificados para 21 alunos do Curso Básico de Recepcionista (carga horária de 20h), 18 alunos do Curso de Gestão de Negócios e Vendas (50h) e 23 alunos do curso Quero ser MEI (30h).

“O conhecimento abre caminhos, e as oportunidades vão aparecer lá na frente. Vocês que estão se formando hoje, estão de parabéns por aceitar esse desafio de buscar esse conhecimento e se prepararem para o mercado de trabalho. O Executivo Municipal, e o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Rodrigo Decimo, sempre estão buscando qualificar e capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, à exemplo do programa Emprega Santa Maria, por meio do qual já formamos várias turmas”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, durante a cerimônia.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, custeou, com recursos livres do Município, as passagens para os alunos e os lanches nas aulas.

O Progredir Santa Maria é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão (Prae) da UFSM, e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social. As vagas são direcionadas para pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e/ou em vulnerabilidade social. Neste ano, foram mais de 180 vagas, em cursos com temáticas voltadas para empreendedorismo, negócios e serviços de atendimento.

Após a solenidade, os graduados receberam uma cesta básica do Banco de Alimentos, na ocasião representada pelo secretário da entidade, Getúlio Silva Lemos. Compuseram a mesa da solenidade o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho; a coordenadora de Empreendedorismo da Pró-reitoria de Inovação da UFSM, Carmen Brum Rosa; a coordenadora substituta de Desenvolvimento Regional e Cid adania da Prae, Rone Maria Rachele; o ex-reitor da UFSM e suplente de deputado, Paulo Burmann; e o chefe da Incubadora Social, Lucas Veiga Ávila.

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial