Notícias

19/02/2024 19/02/2024 16h40m

Nova iluminação pública trará uma série de benefícios à população; confira as melhorias previstas


Principais melhorias estão ligadas ao bem-estar da população, à segurança e à economia

A concessão do parque de iluminação pública de Santa Maria está prestes a ocorrer. Nesta sexta-feira, ocorrerá o leilão na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. Entenda abaixo quais são os benefícios da modernização da iluminação pública, que passará a ser totalmente executada com lâmpadas de Led, e como a Parceria Público-Privada (PPP) deve impactar no dia a dia da população.

“Os benefícios da PPP da iluminação são muito significativos, pois a concessão melhorará a eficiência das luzes em todos os cantos da cidade, garantirá mais qualidade de vida aos cidadãos, auxiliará na redução da criminalidade e valorizará o nosso patrimônio, entre tantas outras melhorias previstas”, destaca o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

MAIS PONTOS DE LUZ, MAIS ILUMINAÇÃO

A diferença no dia a dia da população será perceptível por meio da maior iluminância das lâmpadas de Led, levando mais claridade à noite santa-mariense. Atrelado a isso, novos pontos de luz serão instalados na cidade e no Interior, fazendo com que não existam grandes distâncias entre um poste e outro. Conforme o estudo elaborado pela empresa mineira Houer, em fevereiro de 2023, faltam cerca de 1,3 mil pontos de luz em Santa Maria. Esta ausência será suprida e, ainda, está prevista a ampliação anual de mais 363 luminárias, de modo a acompanhar o crescimento habitacional do Município durante os 24 anos de vigência do contrato.

SINÔNIMO DE SEGURANÇA

Caminhar durante a noite nos grandes centros pode ser perigoso. São vários os fatores que contribuem para os delitos e um deles é a iluminação. Locais escuros propiciam a ação dos criminosos e, consequentemente, afastam a população que opta por outros ambientes. O Led fará com que a luz leve as pessoas de volta aos locais que elas deixaram de frequentar por medo da ação dos infratores. Espera-se então que as ocorrências policiais reduzam significativamente com a concessão.

Assim, a nova iluminação trará mais qualidade de vida à comunidade, oportunizando novas opções de lazer e de convivência durante a noite. Isto também vai afetar positivamente os empreendimentos noturnos, que terão um acréscimo em suas vendas, gerando novos empregos e renda.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE

As lâmpadas de Led consomem menos energia elétrica e têm vida útil muito maior quando comparadas com as atuais luminárias de vapor metálico. Isso gera economia aos cofres públicos com a conta de luz, dinheiro que poderá ser utilizado para aperfeiçoar ainda mais os serviços adicionais que já estão previstos no contrato da iluminação pública, como: a ampliação da poda de árvores que obstruem a iluminação; e a telegestão das vias  – gerenciamento remoto para executar manutenções rapidamente, sem prejuízos à população.

O diagnóstico feito pela Houer vai além e indica que ocorrerá a economia de 250 milhões de kWh; a redução de 10,9 mil toneladas de CO2, equivalente a 77 mil árvores em uma área de 25 campos de futebol; e estima-se R$ 136 milhões de economia em despesas com energia devido à potencial redução de consumo.

BENEFÍCIOS DA MODERNIZAÇÃO

Para a população

- Melhorias na qualidade da iluminação pública;
- Aumento de práticas de atividades físicas ao ar livre;
- Aumento das práticas de convivência durante a noite;
- Redução da criminalidade;
- Redução de acidentes de trânsito;
- Redução do impacto ambiental;
- Valorização do patrimônio histórico;
- Desenvolvimento comercial durante a noite

Para o Poder Público

- Economia de energia;
- Potencial obtenção de novos recursos;
- Atendimento às normas de iluminação pública;
- Qualidade do serviço;
- Transferência de risco para o concessionário;
- Expansão dos serviços de iluminação pública;
- Promoção de áreas comerciais, históricas, turísticas e de lazer

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Foto: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial