Notícias

19/02/2024 20/02/2024 15h34m

No retorno às aulas da Rede Municipal de Ensino, Prefeitura dá início a distribuição gradual de uniformes


Estudantes da CAIC Luizinho de Grandi começaram a receber os kits que contém nove peças de roupas, entre blusas de manga curta e longa, bermudas, calças e agasalhos

Cerca de 20 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) foram recepcionados nesta segunda-feira (19) nas 84 escolas para o início do ano letivo 2024. Desta vez, o destaque ficou por conta da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) CAIC Luizinho De Grandi, que fica junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) de mesmo nome, onde os alunos começaram a receber os uniformes. Para as demais escolas, a entrega ocorrerá de forma gradual.

Em dezembro de 2023, a CAIC Luizinho De Grandi de ensino recebeu cerca de 6 mil peças em entrega simbólica. Agora, a escola repassa aos pais e responsáveis os kits dos uniformes, que são compostos por nove peças de roupas. Entre elas, estão jaqueta, moletom, blusas de manga curta e longa, bermuda, calça e short-saia. As roupas deverão ser utilizadas em sala de aula e também para as atividades físicas.

“O uniforme escolar da Rede Municipal agora é lei. Independentemente de quem estiver na gestão da Prefeitura, a distribuição dos uniformes é obrigatória. Começamos hoje a entrega dos kits para os alunos da CAIC Luizinho de Grandi e vamos seguir por outras escolas. O objetivo do uniforme vai além do quesito economia, que é ótimo para os pais e responsáveis. O principal é despertar do sentimento de pertencimento nos alunos, pais, responsáveis e toda comunidade santa-mariense”, pontua o prefeito Jorge Pozzobom, que recepcionou os alunos no começo da manhã desta segunda-feira.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo, que também acompanhou o começo do ano letivo, reforça o pensamento do chefe do Executivo ao assinalar mais segurança para as crianças.

“O sentimento de pertencimento deve ser instaurado em todos porque um aluno com o uniforme da Rede Municipal é facilmente identificado pelas demais pessoas, que saberão da importância de cuidarmos das nossas crianças. Os uniformes vão sim dar mais segurança aos nossos estudantes, e isso é muito importante”, salienta Decimo.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, relembrou que o uniforme escolar é uma demanda antiga de pais e responsáveis, que agora se torna realidade.

“Sabemos que o primeiro dia de aula é bastante agitado e de euforia para as crianças. E neste ano vem com um temperinho a mais, que é a entrega dos uniformes escolares, há muito tempo pedido por responsáveis. Como falado antes, os uniformes são essenciais, pois agora todos saberão que os filhos de vocês serão reconhecidos como alunos da Rede Municipal. Estamos realizados por conseguirmos dar mais este passo em prol da Educação e pela segurança dos nossos alunos”, destaca Lúcia.

Nos próximos meses, todas as escolas receberão os kits de uniformes, que serão repassados a pais e responsáveis dos alunos da RME. Os uniformes são obrigatórios para ingresso na escola e são distribuídos gratuitamente aos estudantes da rede.

SEGURANÇA

Além da entrega dos uniformes, os representantes da Prefeitura também participaram nesta segunda-feira da solenidade da Operação Volta às Aulas, promovida pelo 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon), na EMEF Adelmo Simas Genro, no Bairro Nova Santa Marta. A iniciativa é organizada pelo 1º RPMon, em parceria com a Prefeitura, e tem como objetivo garantir a segurança nas escolas e no entorno durante todo o ano letivo.

A solenidade ocorreu pela manhã e contou com a presença do prefeito, do vice e da secretária de Educação.

EMEI MEDIANEIRA

A Rede Municipal de Ensino (RME) tem 85 escolas, mas 84 estão em atividade no momento. Isso porque a Escola de Educação Infantil (EMEI) Medianeira, no Bairro Medianeira, ainda não foi entregue à comunidade. A obra da escola já está concluída. Porém, precisa ter trâmites burocráticos encerrados para que possa abrir as portas aos novos alunos. Assim, o período de matrículas e a data de início das atividades são diferentes do restante das instituições de ensino da RME, e estas serão divulgadas nos próximos dias.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) e Prefeitura/Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial