Equipes participantes da gincana Somos 10 têm até esta sexta-feira (5) para entregar as atividades propostas
04/12/2025 | atualizado às 15h53m
Iniciativa busca engajar os estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) para as provas externas de avaliação
Atenção, equipes diretivas das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME)! As equipes participantes da supergincana Somos 10 têm até esta sexta-feira (5) para fazer a entrega das atividades propostas. A Somos 10 é promovida pela Secretaria de Educação, em parceria com Secretaria da Fazenda - pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF). A iniciativa tem como objetivos engajar os estudantes da RME para as provas externas de avaliação, que ocorrem desde outubro no Município, e sensibilizar sobre a importância da cidadania fiscal plena, conscientizando os estudantes sobre a importância do pagamento de tributos.
Conforme o edital da supergincana, a classificação das equipes ocorre até 12 de dezembro. A iniciativa promoveu desafios criativos às turmas que realizam as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), organizado pelo Governo Federal, e do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), promovido pelo Governo Estadual, ou seja, turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da RME.
A Somos 10 convida toda a comunidade escolar a se engajar, fortalecer a aprendizagem e celebrar o compromisso da escola com a educação, a cidadania e a função social do ensino. Os objetivos são incentivar o engajamento e a participação ativa de estudantes, professores e comunidades escolares nas avaliações e fortalecer as aprendizagens com base nas matrizes de referência de cada avaliação.
Os desafios da gincana também buscam estimular o espírito de cooperação, integração e protagonismo estudantil por meio de atividades lúdicas e educativas, conscientizar sobre a importância da Educação Fiscal, a utilização responsável e social dos recursos públicos. Visa ainda a conscientização da função social dos tributos como uma ferramenta de redistribuição de renda e redução das desigualdades sociais.
Saiba mais sobre a supergincana.
SAEB
As provas são destinadas para todos os estudantes da RME que estão no 2º, no 5º e no 9º anos do Ensino Fundamental. Os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Governo Federal, ocorreram em outubro. O calendário foi organizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Os testes são aplicados a cada dois anos e contêm questões de língua portuguesa e matemática, para os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos; e de ciências da natureza e ciências humanas, para alunos do 5º e 9º anos (por amostragem). E, assim como no Saers, o MEC entra em contato com as instituições de ensino da Rede Municipal poucos dias antes da aplicação dos testes.
O resultado da RME nessa avaliação integra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb. O resultado também influencia no repasse de verba aos Estados e aos municípios para investimentos na Educação. O recurso repassado é do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
SAERS
Os mesmos alunos da RME também passaram pela avaliação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). A avaliação ocorreu entre o final de novembro e começo de dezembro. O calendário foi organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As provas são de língua portuguesa e matemática.
As notas de cada escola, e da RME como um todo, são divulgadas pelo Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), que compara a qualidade educacional entre os municípios. A partir desse resultado, a Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação (PRE) calcula o percentual de recursos a ser distribuído a cada município, considerando seus respectivos Imers e porte. O recurso a ser repassado aos municípios é do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e deve ser utilizado para investimentos na Educação de cada cidade.
Texto: Joyce Noronha (MTb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria