Museu de Arte de Santa Maria está com exposições que ficam em cartaz até 30 de janeiro de 2026
10/12/2025 | atualizado às 17h03m
As mostras têm como objetivo promover as artes visuais e a cultura popular. Confira os locais e as datas
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, divulga a programação das cinco exposições em cartaz no Museu de Arte de Santa Maria (MASM) em dezembro e permanecem até dia 30 de janeiro de 2026. As mostras têm como objetivo promover as artes visuais e a cultura popular (abaixo, locais e datas).
As visitas são gratuitas de segunda a sexta-feira. Nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro o museu estará fechado, conforme o Decreto Municipal.
Mostra Anual da AAPSM
A Mostra Anual da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria é um gesto contínuo de permanência, criação e memória no cenário artístico da cidade, reunindo diferentes gerações, linguagens e compreensões estéticas. Esta exposição reafirma a vitalidade de um coletivo que, ao longo de décadas, tem contribuído para a construção de uma identidade visual singular no centro do Rio Grande do Sul.
As obras apresentadas pelos artistas associados mantêm a liberdade de criação que caracteriza os processos artísticos, oferecendo um recorte íntimo de suas pesquisas, através de procedimentos e técnicas poéticas e inquietações que se atualizam continuamente.
Há gestos que evocam o silêncio das formas, e cores que se abrem em expansão sensorial, materiais que carregam a memória do tempo e sua impermanência. Juntas, essas obras dão corpo a uma amplitude visual que espelha a diversidade de trajetórias que compõem esta exposição. A curadoria e expografia é de Luciano Santos e Marcio Flores.
Presépios natalinos
Um presépio é uma reprodução artística do nascimento de Jesus Cristo, geralmente montada durante o Natal em igrejas, praças e casas. A palavra vem do latim praesepium, que significa “manjedoura”. A tradição foi iniciada por São Francisco de Assis em 1223 para ensinar, de forma didática, como Jesus nasceu em Belém, rodeado por Maria, José, animais, pastores e os Três Reis Magos.
A exposição coletiva Presépios Natalinos reúne artistas de diferentes trajetórias e linguagens para revisitar um dos ícones mais emblemáticos do imaginário cristão: o presépio. Mais do que uma representação tradicional do nascimento de Jesus, ele torna-se aqui um dispositivo poético, simbólico e cultural, capaz de atravessar séculos, geografias e sensíveis olhares.
Nesta mostra, cada artista materializa a cena da natividade, ora fiel à iconografia clássica, ora reinventada em diálogos com a contemporaneidade. A curadoria e expografia é de Marcio Flores, e a assistente de curadoria e expografia é Gabriélli Sangoi.
Imagem fotográfica
A imagem Fotográfica nasce como um sopro de luz que atravessa o tempo, revelando em prata, pixel, grão e atmosfera, a memória sensível preservada no acervo do Museu de Arte de Santa Maria. A presente mostra propõe um percurso em que a fotografia deixa de ser apenas registro e se afirma como gesto de conhecimento, tecnologia de captura do invisível e poética construída entre o olhar e o intervalo.
As obras selecionadas evidenciam a amplitude dos processos fotográficos, fazendo conviver técnicas históricas e contemporâneas, da materialidade da película ao rigor calculado da fotografia digital, do contraste orgânico do preto e branco às camadas cromáticas que expandem o campo perceptivo, da nitidez estrutural ao borramento intencional que transforma a imagem em vibração. Cada trabalho opera como um microcosmo, instaurando uma zona de fricção entre realidade e ficção, entre o que a câmera registra e o que o artista e fotografo reconfigura.
O acervo, aqui revisitado, revela a cidade, seus corpos e suas paisagens não como cenários estáveis, mas como territórios em constante negociação. Linhas arquitetônicas se dissolvem em atmosferas; gestos humanos tornam-se textura, sombras assumem protagonismo. O que se vê é a construção de uma espacialidade afetiva, onde a imagem atua como índice da passagem, luz, vida e memória. A curadoria e expografia é de Marcio Flores, e a assistente de curadoria e expografia é Gabriélli Sangoi.
PROGRAME-SE
Sala Anexa do Museu
Exposição: “Menu”, de Liara de Melo
Quando: até 30 de janeiro
Sala Silvestre Peciar
Exposição: “Presépios”
Quando: até 30 de janeiro
Sala Jeanine Viero
Exposição: “Mostra Anual da AAPSM”
Quando: até 30 de janeiro
Sala Iberê Camargo
Exposição: “Tudo fica suspenso no ar enquanto o corpo toca o chão”, de Leonardo Penna
Quando: até 30 de janeiro
Sala Red Room
Exposição: “Imagem fotográfica”
Quando: até 30 de janeiro
Sala de Acervo Permanente
Exposição: “Acervo MASM”
VISITAÇÃO GRATUITA
Horário: segunda a sexta-feira das 8h às 16h
Onde: MASM, Avenida Presidente Vargas, 1400, Bairro Nossa Senhora de Fátima
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria