Reforma da Casa de Cultura segue com serviços de reboco nas paredes e finalização da colocação do telhado

12/12/2025 | atualizado às 10h41m


Outra frente de trabalho faz a laje (teto) da caixa d’água e do espaço onde será instalado o elevador

A reforma da Casa de Cultura, no Centro de Santa Maria, avança com vários serviços em andamento. Atualmente, uma equipe atua no reboco das paredes e na finalização da colocação do telhado. Outra frente de trabalho faz a laje (teto) da caixa d’água e do espaço onde será instalado o elevador. A Prefeitura, por meio das secretarias de Urbanismo e Projetos e de Cultura, acompanha cada etapa da obra.

Para preservar a originalidade, as janelas passaram por processo de restauração e mais de 90% das janelas já foram reinstaladas na Casa de Cultura. Ainda estão sendo realizadas as instalações elétricas, hidráulicas, sistema de climatização e revestimentos. Ao final, serão iniciados os serviços nas fachadas do edifício, respeitando a naturalidade estética estrutural.

Em janeiro deste ano, ocorreu a concretagem da escada interna que liga o térreo aos demais pavimentos, e serviços referentes à ligação de esgoto e de água na edificação. Já no térreo da Casa de Cultura, ocorreu a demolição das alvenarias, integrando espaços, e realizada a concretagem do piso armado e a execução do revestimento de reboco.

A reforma está sob responsabilidade da empresa Arquium Construções e Restauro Ltda., de Porto Alegre. A obra teve início em setembro de 2024. O prazo inicial para execução do restauro era de 360 dias. Porém, houve aditivo contratual que estendeu para abril de 2026. O investimento é de mais de R$ 6 milhões oriundos de recursos próprios do Município e o prédio está isolado com tapumes que indicam à população que o local está em obras.

“O prédio histórico possui quatro andares e uma reforma como essa requer ajustes conforme a obra avança. Tínhamos uma previsão de entrega para este ano, mas é preferível que o prazo de conclusão se estenda para que tudo seja feito de acordo como proposto pelo projeto e com segurança. Reforçamos que a intenção da Secretaria de Cultura é oferecer um espaço vibrante e democrático, promovendo atividades variadas que envolvam a comunidade. Ainda está se fazendo estudos sobre os espaços, mas, o mais importante é criar uma programação participativa, onde a comunidade possa sugerir e liderar atividades, fazendo da Casa de Cultura um verdadeiro centro de convivência e expressão”, recorda a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

Patrimônio Histórico

O antigo Palácio da Justiça, atual Casa de Cultura de Santa Maria, datado da década de 1940, é um bem tombado desde 2009 como Patrimônio Histórico-Cultural do Município e consiste em um prédio estilo Art Déco, de grande porte. A Casa de Cultura, localizada na Praça Saldanha Marinho, foi interditada em 2015 por necessitar de melhorias estruturais. O processo administrativo foi iniciado pela Secretaria de Cultura em parceria com as secretarias de Administração e Gestão de Pessoas, de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O projeto iniciou em 2022, na administração do ex-prefeito, Jorge Pozzobom.

A empresa Arquium Construções e Restauro Ltda. tem como responsável técnico o arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, que tem no currículo o restauro de edificações históricas, como o Mercado Público de Porto Alegre, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Palácio Piratini e o Castelo de Pedras Altas. O arquiteto possui reconhecimento no Estado como o mais qualificado arquiteto especialista em restauração de bens históricos e culturais, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE), e igualmente via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A contratação da empresa se deu por inexigibilidade de licitação devido à necessidade de serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia. Estes serviços são voltados para a execução de projetos de reforma, restauração e revitalização da Casa de Cultura. O investimento é de mais de R$ 6 milhões com recursos próprios do Município. A assinatura da ordem de serviço digital foi realizada em 19 de setembro de 2024.

Texto: Diniana Rubin (MTb: 10.459)
Fotos: João Alves (MTb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens