Prefeitura premia equipes classificadas e participantes da gincana Somos 10, que movimentou as escolas da RME

15/12/2025 | atualizado às 18h30m


Escolas e alunos receberam televisores, videogames, smartphones e outros itens em cerimônia que ocorreu nesta segunda-feira (15), no EduTech

Após dois meses de desafios criativos e ações de engajamento e incentivo à participação das avaliações externas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com Secretaria da Fazenda - pelo Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), concluiu a Supergincana Somos 10. A cerimônia de encerramento e premiação ocorreu nesta segunda-feira (15), no EduTech, e contou com a presença de estudantes, diretores e professores da Rede Municipal de Ensino (RME). Confira os vencedores na lista abaixo.

A Supergincana Somos 10 teve como objetivos engajar os estudantes da RME para as provas externas de avaliação, que ocorreram entre outubro e a primeira semana de dezembro no Município. Bem como, sensibilizar sobre a importância da cidadania fiscal plena, conscientizando os estudantes sobre a importância do pagamento de tributos.

“Agradecemos a todos que participaram e que se empenharam a fazer a nossa Gincana Somos 10 acontecer. A iniciativa busca sensibilizar alunos, pais e professores sobre a importância de participar das avaliações externas, mas de uma maneira divertida para todos. Estas provas são importantes para as escolas e para o Município, pois são a partir das notas destas avaliações que são calculados índices, que dão retorno para a Educação da nossa cidade. Então, mais uma vez, muito obrigada a todos que fizeram a edição 2025 da Supergincana Somos 10 acontecer”, destacou a vice-prefeita Lúcia Madruga.

A secretária de Educação, Gisele Bauer, também agradeceu e destacou as parcerias com a Secretaria da Fazenda, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal, e com a Receita Federal, que doou os prêmios da gincana.

“É gratificante ver o esforço colocado pelas escolas na 1ª Gincana Somos 10 de Santa Maria, porque é isso, a nossa Rede Municipal, os nossos professores, os nossos alunos, são nota 10. Mas a gente não faz nada sozinho. Agradeço ao pessoal da Secretaria da Fazenda, da Educação Fiscal, da Receita Federal e a todos os professores e alunos que compraram a ideia conosco. Sem vocês, não teríamos essa iniciativa tão linda e divertida para todos”, pontuou a titular da pasta municipal.

A classificação das equipes seguiu os critérios do edital da Supergincana Somos 10. Além dos melhores colocados, também foram premiadas as equipes Destaque. E foram entregues premiações simbólicas de participação às escolas que se inscreveram, mas não se classificaram, e aos professores que coordenaram as equipes. 

Também estiveram presentes na cerimônia os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Roni Gabbi; de Cultura, Rose Carneiro; a secretária adjunta de Educação, Adriana Bonumá; o delegado adjunto da Delegacia da Receita Federal em Santa Maria, auditor-fiscal Rafael Felkl Barchet; diretores, professores e alunos da Rede Municipal de Ensino.

A GINCANA

A iniciativa promoveu desafios criativos às turmas que realizam as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), organizado pelo Governo Federal, e do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), promovido pelo Governo Estadual, ou seja, turmas de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da RME.

A Somos 10 convidou toda a comunidade escolar a engajar, fortalecer a aprendizagem e celebrar o compromisso da escola com a educação, a cidadania e a função social do ensino. Os objetivos foram incentivar o engajamento e a participação ativa de estudantes, professores e comunidades escolares nas avaliações e fortalecer as aprendizagens com base nas matrizes de referência de cada avaliação.

Os desafios da gincana também buscaram estimular o espírito de cooperação, integração e protagonismo estudantil por meio de atividades lúdicas e educativas, conscientizar sobre a importância da Educação Fiscal, a utilização responsável e social dos recursos públicos. Ainda visou a conscientização da função social dos tributos como uma ferramenta de redistribuição de renda e redução das desigualdades sociais.

SAEB

As provas são destinadas para todos os estudantes da RME que estão no 2º, no 5º e no 9º anos do Ensino Fundamental. Os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Governo Federal, ocorreram em outubro. O calendário foi organizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os testes são aplicados a cada dois anos e contêm questões de língua portuguesa e matemática, para os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos; e de ciências da natureza e ciências humanas, para alunos do 5º e 9º anos (por amostragem). E, assim como no Saers, o MEC entra em contato com as instituições de ensino da Rede Municipal poucos dias antes da aplicação dos testes.

O resultado da RME nessa avaliação integra o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb. O resultado também influencia no repasse de verba aos Estados e aos municípios para investimentos na Educação. O recurso repassado é do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

SAERS

Os mesmos alunos da RME também passaram pela avaliação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). A avaliação ocorreu entre o final de novembro e começo de dezembro. O calendário foi organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As provas foram de língua portuguesa e matemática.

As notas de cada escola, e da RME como um todo, são divulgadas pelo Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), que compara a qualidade educacional entre os municípios. A partir desse resultado, a Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação (PRE) calcula o percentual de recursos a ser distribuído a cada município, considerando seus respectivos Imers e porte. O recurso a ser repassado aos municípios é do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e deve ser utilizado para investimentos na Educação de cada cidade.

OS VENCEDORES

Turmas de 2º Ano
- 1º lugar: EMEF Leduvina da Rosa Rossi – Professora Cleunice da Rosa
- 2º lugar: EMEF São Carlos – Professora Jaqueline Puchale Rossato
- 3º lugar: EMEF Castro Alves – Professora Andressa Kopstain

Turmas de 5º Ano
- 1º lugar: EMEF Vicente Farencena – Professora Giovana Brendler
- 2º lugar: EMEF Francisca Weinmann – Professora Patrícia Zavarese
- 3º lugar: EMEF Lidovino Fonton – Professora Aline Brutti Aita Abrantes

Turmas de 9º Ano
- 1º lugar: EMEF Santa Helena – Professora Daniele Francisca Campos Denardin de Bittencourt
- 2º lugar: EMEF Santa Helena – Professora Daniele Francisca Campos Denardin de Bittencourt
- 3º lugar: EMEF Antônio Gonçalves do Amaral – Professora Fernanda Rente Melo Scarcela

DESTAQUE
- Participação em todos os segmentos: EMEF Antônio Gonçalves do Amaral;
- Maior pontuação: EMEF Leduvina da Rosa Rossi;
- Maior engajamento nas atividades: EMEF Santa Helena.

Texto: Joyce Noronha (MTb: 16.033)
Fotos: Guilherme Brum / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens