Prefeitura e Sinprosm assinam acordo de fim da greve da categoria

18/12/2025 | atualizado às 20h27m


O calendário para a recuperação das aulas e da carga horária serão divulgados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed)

Na tarde desta quinta-feira (18), o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, junto da vice-prefeita, Lúcia Madruga, reuniu-se com representantes do Sindicato dos Professores do Município de Santa Maria (Sinprosm) para acordar o fim do movimento grevista da categoria e a recuperação dos dias de paralisação. O calendário para a recuperação das aulas será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed).  

Durante a reunião, foram apresentadas as propostas para recuperar o calendário letivo dos alunos, havendo entendimento entre Prefeitura e Sinprosm.

  • Fica registrado que todos os professores da Rede Pública Municipal aderentes ao movimento grevista terão a faculdade de recuperar todos os dias de paralisação, conforme calendário a ser detalhado em ato a ser expedido pela Smed;
     
  • Os diretores de cada escola terão até o dia 22 de dezembro de 2025 para informar os dados que faltam para fechar o ano letivo.
     

“Tivemos um diálogo produtivo com a categoria e convergimos para garantir os direitos dos estudantes e dos professores”, reforça o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

Além disso, os professores que aderiram à greve serão informados de como vão recuperar a carga horária restante de 2025. Ao término da reunião, um documento foi assinado pelo prefeito e pela coordenadora de Organização e Patrimônio do Sindicato, Juliana Corrêa Moreira, para firmar o acordo de fim da greve.

Texto: Eduarda Paz (MTb: 21.598) 
Fotos: Samuel Marques/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens