Com apoio da Prefeitura, programação em homenagem às vítimas da Boate Kiss ocorre na próxima semana

21/01/2026 | atualizado às 16h07m


Atividades serão realizadas na segunda-feira (26) e terça-feira (27), na Praça Saldanha Marinho e em frente ao prédio onde está sendo erguido o memorial, na Rua dos Andradas

A Prefeitura de Santa Maria apoia as atividades em memória das vítimas da Boate Kiss, que ocorrem na próxima segunda (26) e terça-feira (27). A programação contará com atos na Tenda da Vigília, na Praça Saldanha Marinho; e na Rua dos Andradas. A realização é da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e do Coletivo Kiss: que não se repita.

Na segunda-feira, a partir das 21h, ocorre o acolhimento na Tenda da Vigília, na Praça Saldanha Marinho. Na sequência, será realizada a caminhada de vigília, com o deslocamento até onde funcionava a Boate Kiss, na Rua do Andradas. A caminhada será luminosa, com velas e flores. Com a chegada até o local, serão realizados dois atos: Ausência Presente e Nada Consta. À meia-noite, será feito o Minuto do Barulho, em homenagem às vidas perdidas no incêndio da Boate Kiss.

No dia seguinte, 27 de janeiro, data em que se completam 13 anos da tragédia, a programação será realizada na Praça Saldanha Marinho. Às 17h30min, ocorre a abertura com as boas-vindas gerais e agradecimentos, seguida da leitura dos nomes das 242 vítimas fatais do incêndio. Após será apresentada a trajetória cronológica de 2013 a 2026, contendo os atos de memória e a luta por justiça.

MESA-REDONDA

Ainda na terça-feira, ocorrerão três momentos de discussão em formato de mesa-redonda sob os temas “Segurança contra incêndios: da norma à vida”, “Quando a dor vira linguagem” e “Lançamento do Alerta Kiss – Informação que salva”. O encerramento está previsto para as 20h30min.

A Prefeitura de Santa Maria apoia a iniciativa com a infraestrutura de palco, lonas, sonorização, cadeiras e banheiros químicos; além do bloqueio de trânsito, que será divulgado nos próximos dias.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (26)

  • 21h –  Acolhimento, na Tenda da Vigília
  • 22h – Caminhada de vigília, até a Rua dos Andradas, onde funcionava a Boate Kiss
  • 22h15min – Ato “Ausência Presente”
  • 23h – Ato “Nada Consta”, no tapume da obra do memorial às vítimas
  • Meia-noite – Minuto do Barulho

 

Terça-feira (27)
(Todas as atividades na Praça Saldanha Marinho)

  • 17h30min – Abertura
  • 17h45min – Leitura dos nomes das 242 vítimas fatais do incêndio
  • 18h – Vídeo retrospectiva cronológica
  • 18h10min – Mesa 1:  Segurança contra incêndios: da norma à vida, com Fabrício Bolina, engenheiro civil e professor da Escola de Engenharia da UFRGS; João Vivian, engenheiro civil e diretor do Sindicato dos Engenheiros (Senge); e Rogério Lin, representante da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio (ABPP)
  • 19h – Messa 2: Quando a dor vira linguagem, com Bruna Ozório, psicanalista, mestre em psicologia e escritora; Carlos Latuff, chargista e ativista político brasileiro; e Sandra Fagundes, psicanalista e mestra em educação
  • 19h50min – Mesa 3: Lançamento do Alerta Kiss – Informação que salva, com Luiza Mathias, sobrevivente do incêndio e integrante do Coletivo Kiss: que não se repita; Mary Pereira, integrante do Coletivo Kiss: que não se repita; e Rosito Borges. Engenheiro de Segurança do Trabalho e Bombeiro Civil

 

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Arte: Gibran Carrazzoni (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens