Primeiro mutirão de 2026 recolhe 750 kg de cabos sobressalentes do Bairro Dores

29/01/2026 | atualizado às 11h37m


Força-tarefa coordenada pela Prefeitura já recolheu mais de 14 toneladas desde o início do mutirão, em 2022

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Governança, coordena um mutirão de retirada de fios em desuso na região central da cidade. A força-tarefa recolheu aproximadamente 750 quilos de cabos nesta terça (27) e quarta-feira (28) de janeiro. A intervenção ocorreu na Avenida Dores, entre a Avenida Oswaldo Cruz e a Rua do Acampamento.

O objetivo da Prefeitura é redefinir a paisagem urbana e garantir a segurança de motoristas e pedestres, evitando o acúmulo de lixo eletrônico e a queda de fiação. O total de fios recolhidos desde o início do mutirão, em 2022, já ultrapassa a marca de 14 toneladas. Somente em 2025, foram aproximadamente 7,7 toneladas de fios ociosos retirados dos postes.

FORÇA-TAREFA

As frentes de trabalho são compostas por técnicos das empresas de telecomunicações que compartilham o uso dos postes. Durante a execução, os técnicos não apenas recolhem os fios em desuso, mas também realizam o alinhamento dos cabos mal posicionados.

As intervenções ocorrem nos trechos que são a espinha dorsal da rede de telecomunicações de Santa Maria, áreas com alta densidade de cabeamento e maior volume de reclamações da população. O material recolhido é encaminhado para reciclagem, onde é pesado e recebe o descarte adequado.

O mutirão é uma iniciativa coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança, e conta com o apoio das secretarias de Segurança e Ordem Pública, de Meio Ambiente, de Serviços Públicos, de Infraestrutura e Mobilidade e Procuradoria-Geral do Município, bem como o acompanhamento do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A iniciativa seguirá nos dias 24 e 25 de fevereiro, na Rua Euclides da Cunha, entre Silva Jardim e Avenida Dores.

FIOS EM DESUSO

FEVEREIRO

24 – Euclides da Cunha (entre Silva Jardim e Av. Dores)
25 – Euclides da Cunha (entre Silva Jardim e Av. Dores)

 

Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: Guilherme Brum (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens