Biblioteca Pública recebe visitas semanais de alunos da Rede Municipal por meio de projeto apoiado pela LIC-SM

17/04/2026 | atualizado às 16h16m


No passeio ao local, estudantes de escolas municipais participam de atividades literárias e conhecem as instalações

Olhares atentos e curiosos de 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Dalla Corte examinavam toda a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, na manhã desta sexta-feira (17). Eles foram os primeiros estudantes a visitarem o local pela edição 2026 do Contar e Encantar Histórias, projeto apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM).

A abertura do projeto, ocorre na Semana do Livro Infantil, mas segue ao longo do ano, com visitas de estudantes de Anos Iniciais da Rede Municipal à Biblioteca Pública sempre às sextas-feiras, durante o ano letivo. Os alunos fazem um tour pelo local para conhecer todos os setores e participam de atividades literárias, como uma contação de histórias.

A secretária interina de Educação, Adriana Bonumá, destaca que o Projeto apresenta como objetivo estimular a reflexão, a análise e a interpretação das crianças. Além de proporcionar aos alunos um contato com diferentes linguagens por meio da ludicidade.

“A Biblioteca é um espaço plural e público. É importante que as nossas crianças saibam que existe este local na cidade, da relevância dele e tenham contato com a literatura e com livros físicos. E quando isso ocorre a partir do lúdico deixa tudo ainda mais interessante para eles, e os aproxima ainda mais da literatura e do aprendizado”, pontua Adriana.

A titular municipal da Cultura, Rose Carneiro, reforça o pensamento da secretária interina de Educação e salienta a importância da LIC-SM para projetos como este.

“A biblioteca é um espaço cultural importante para promover ações que valorizem o livro e a leitura. O projeto Contar e Encantar Histórias é uma destas ações, desenvolvido com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, comprovando a importância desta política pública”, assinala Rose.

Na manhã desta sexta-feira, a contação de histórias ocorreu com a atriz Daniela Varotto, responsável por desenvolver e passar às crianças toda a emoção pertencente ao livro “Os Amigos que Moravam em Potes”. Por meio do lúdico, de maneira sutil e acessível, ela ensina aos alunos sobre a temática do livro, que fala sobre empatia, escuta-ativa e a falar dos próprios sentimentos.

Na saída, as crianças receberam uma folha com sugestões de atividades com potes, a serem trabalhadas a partir da perspectiva da história contada. Entre as sugestões estão: o pote da amizade, em que os alunos devem escrever ou desenhar em um papelzinho uma atitude de amizade e o objetivo é encher o pote com coisas boas. Ou, plantar um feijão no pote, para cuidar da plantinha.

O Projeto Contar e Encantar Histórias é uma realização da Plano Comunicação e Eventos; Incentivo cultural de SimpliMed, Grupo Felice e Oncologia e Hematologia Viver; e Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM).

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Felipe Ferreira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens