Com mais de 2 mil inscritos, 6° Espaço Educar e Empreender é aberto oficialmente pela Prefeitura
17/08/2026 | atualizado às 22h31m
Evento de educação ocorre até este sábado (22), na Gare e no Mercado da Vila Belga, com diversas feiras, mostras, seminários e fóruns
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na noite desta segunda-feira (17), no LabCriativo do Mercado da Vila Belga, a solenidade de abertura do 6º Espaço Educar e Empreender. Ampliando as discussões e perspectivas em prol da educação básica, a iniciativa reúne diversas feiras, mostras, seminários e fóruns. Esta edição apresenta duas novidades: o evento ocorre em seis dias, com o encerramento neste sábado (22); e ocorre todo em prédios públicos da Prefeitura, com atividades no Mercado da Vila Belga e na Gare da Viação Férrea.
O Educar e Empreender tem a proposta de ser um espaço de protagonismo dos estudantes e professores, de incentivo à pesquisa e ao empreendedorismo, de exposição de projetos e troca de experiências. Ao todo, mais de 2 mil ouvintes já estão inscritos para participarem das atividades.
“Eu vou falar com vocês aqui do meio das nossas crianças e adolescentes da orquestra, porque afinal de contas este evento é feito para eles, para que pensemos em maneiras de ajudá-los hoje, para que tenham um futuro melhor. Nós trabalhamos com afinco e responsabilidade para que Santa Maria se destaque cada vez mais como uma cidade educadora. E nós temos na cidade instrumentos que nos capacitam para este reconhecimento”, afirmou o prefeito Rodrigo Decimo na abertura do evento.
A vice-prefeita, Lúcia Madruga, relembrou a história do Espaço Educar e Empreender, que iniciou em 2018, quando ela era a, então, secretária de Educação.
“Eu gostaria de salientar o número de inscritos: mais de dois mil. Isso representa muita força e potência. São pessoas que fazem a educação acontecer em Santa Maria, na região central, nas escolas. E isso representa muito, importa muito. Porque mostra que estamos no caminho certo. O Educar e Empreender cresceu muito desde seu nascimento, lá em 2018. A cada edição ele fica maior e com mais credibilidade. Eu agradeço a todos que trabalham para que o evento aconteça e desejo vida longa ao Educar e Empreender”, destacou Lúcia.
A secretária de Educação, Gisele Bauer, fez um discurso emocionado e poético em que fez um paralelo entre a história de desenvolvimento de Santa Maria, a partir da Gare da Viação Férrea, com o desenrolar da vida de crianças e adolescentes a partir da Educação.
“É exatamente aqui, no coração do nosso Distrito Centro-Gare, que o passado operário, que iniciou como o ápice tecnológico de Santa Maria com os trens, os ferroviários, agora dá espaço para o futuro digital e empreendedor. Estamos aqui para legitimar este local como espaço de aprendizagem permanente, assim como fazemos com toda a educação de Santa Maria”, pontuou Gisele.
Representando todas as instituições parceiras do 6º Educar e Empreender, o gerente regional do Sebrae Centro, Marcus Guazzelli, salientou a importância da educação para os jovens, bem como do trabalho em conjunto.
“É um privilégio estar aqui representando todos os parceiros deste evento tão grandioso e necessário. Eu, que tenho 18 anos de caminhada no sistema S, vi o poder de transformação que o programa de aprendizagem tem na vida de um jovem e para o futuro dele, e muitas vezes para a sua família. E é isso que fazemos, buscamos melhorar a vida das pessoas a partir da educação, um propósito comum que todos nós aqui temos”, assinalou.
A solenidade de abertura contou com apresentação da Orquestra Centro de Referência Familiar Recanto do Sol (Cefasol). A iniciativa desenvolve trabalho social e educativo com crianças e adolescentes, entre eles alunos da Rede Municipal de Ensino (RME).
Os músicos apresentaram clássicos como Bolero de Ravel e Lago dos Cisnes. E também embalaram o público com músicas brasileiras, como Asa Branca e Eu Só Quero Um Xodó. Ao final das composições, a orquestra foi todas as vezes ovacionada em pé.
Estiveram presentes na ocasião os secretários de Cultura, Rose Carneiro; de Governança, Carolina Lisowski; da Gestão de Pessoas, Solaine Massierer; de Transparência e Controle, Clairton Motta; de Relações Legislativas e Projetos Especiais, Pablo Pacheco; de Comunicação, Ramiro Guimarães; e a adjunta da Fazenda, Fernanda Ferreira. Bem como o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), José Luis Eggres; a gerente setorial da Unidade Corsan Santa Maria, Andréia Zanini; o presidente do Sindihturr, João Provensi; além de professores, acadêmicos e público em geral.
A programação dos seis dias de evento inclui: 10º Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino; 10º Seminário de Práticas Pedagógicas da EJA; 9º Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade; 6ª Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação da RME; 4º Fórum Municipal de Educação para as Relações Étnico-Raciais; 2º Seminário de Educação Integral em Tempo Integral.
Confira todas as informações no site do evento.
EDUCAÇÃO INFANTIL
O primeiro dia do 6º Espaço Educar e Empreender contou com as atividades da 14ª Semana Municipal da Educação Infantil. A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do EduTech, no Mercado da Vila Belga. Seguida pela palestra “Infância e desenvolvimento infantil”, com Katlen Grando.
A Semana Municipal da Educação Infantil nesta edição tem a proposta “Que estandarte queremos erguer para a Educação Infantil de Santa Maria?”. A partir desta pergunta, escolas de Educação Infantil e demais instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos participam da exposição “Estandartes da Educação Infantil”. Os estandartes e bandeiras estão na Gare e a visitação é aberta ao público e gratuita.
A programação do Espaço Educar e Empreender segue nesta terça-feira (18) com mais atividades da Semana Municipal da Educação Infantil e o 2º Seminário da Educação Integral em Tempo Integral, no LabCriativo do Mercado da Vila Belga, das 8h às 17h. A iniciativa é direcionada a prefeitos, secretários de Educação e gestores escolares.
O 6º Espaço Educar e Empreender é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação.
PROGRAME-SE
- O quê: 6º Espaço Educar e Empreender
- Quando: Até este sábado, 22 de agosto de 2026
- Onde: Gare da Viação Férrea e Mercado da Vila Belga (entrada pela Gare)
- Horário: de segunda a sexta-feira (17 a 21), das 8h às 17h. Sábado (22), das 8h30min às 14h
- Público-alvo: docentes da Rede Municipal, servidores da Educação, crianças e estudantes da Rede Municipal de Santa Maria, estudantes da Rede Pública de Santa Maria, estudantes e docentes da Rede Pública Estadual e Federal, instituições convidadas e demais visitantes
- Programação completa no site do evento.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Samuel Marques (Prefeitura) e João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria