Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura de Santa Maria retoma encontros...

Secretaria de Município da Saúde

08/05/2022 08/05/2022 09h10m

Prefeitura de Santa Maria retoma encontros presenciais de gestantes nas unidades de saúde


Nesta sexta-feira (6), ESF São José celebrou o Dia das Mães

Uma das atividades mais tradicionais das unidades de saúde de Santa Maria voltadas para as mulheres que aguardam a chegada de seus filhos é retomada aos poucos. Os encontros de gestantes ficaram sem ser realizados no começo da pandemia e, agora, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os grupos retornam às atividades. Na tarde desta sexta-feira (6), houve reunião na ESF São José. 

Na unidade, localizada no bairro de mesmo nome, foram abordados temas como a gestação, o pós-parto, o nascimento e a amamentação. Em uma roda de conversa, foram abordadas dúvidas e vivências, além de celebrado o Dia das Mães, que é neste domingo (8). A atividade teve como parceria os acadêmicos da Universidade Franciscana (UFN), e contou com servidores que atuam na unidade e com a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig.

Outros locais já estão recebendo os grupos de mães, e outros, recomeçando as atividades com o objetivo de garantir saúde para todos. Às terças-feiras, às 10h, as gestantes se reúnem no Centro Social Urbano Maria Ribas De Nardin. No próximo dia 14, as usuárias da UBS Waldir Mozzaquatro começarão o encontro, bem como no próximo dia 27, o grupo da UBS Alto da Boa Vista. Outras duas unidades – Urlândia e Floriano Rocha – realizam encontros mensais com as gestantes.

Serviços para mães

Em Santa Maria, todas as unidades de saúde realizam consultas de pré-natal de baixo risco e pós-parto. Os atendimentos são feitos por médicos e enfermeiros. Os encaminhamentos para pré-natal de alto risco, para a Casa de Saúde e para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), só são realizados diante de patologias específicas e alterações mediante protocolos já estabelecidos. As gestantes encaminhadas para esses locais permanecem também fazendo pré-natal na unidade de saúde.

As unidades também realizam coletas de citopatológico de colo uterino e solicitação de mamografia. As coletas são centralizadas nos enfermeiros, pois se trata de procedimento básico. Demais exames somente são solicitados após avaliação dos exames básicos, conforme necessidade ou alterações.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Alex Caceres / PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial