Inicial > Saúde > Cartilha do Trânsito Seguro

Secretaria de Município da Saúde

Cartilha do Trânsito Seguro

Publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 25.jun.2010 a Portaria nº 184/2010 do Ministério da Saúde, propondo aos municípios a elaboração de ações para Promoção da Saúde: dar continuidade, fortalecimento, ampliações das ações desenvolvidas ou a apresentação de nova proposta no âmbito das áreas da Política Nacional de Promoção da Saúde, para a obtenção de recursos do Fundo Nacional de Saúde financiar as tais atividades.
A Vigilância em Saúde elaborou o Projeto denominado: “Fique Vivo na Condução Segura no Trânsito: Educação em Saúde para a Proteção e Preservação da Vida”, recebendo aprovação do Conselho Municipal de Saúde, da Comissão Intergestora Bipartite (CIBs) além do próprio Ministério da Saúde.
No dia 05.maio.2011, foi realizada a primeira reunião da comissão composta por entidades públicas e privadas, com o objetivo de iniciar as discussões para a elaboração de estratégias de prevenção dos acidentes e das mortes no trânsito do município, considerando o grande número de vítimas atendidas no pronto-socorro municipal e nos hospitais conveniados. Dos encaminhamentos, definiu-se como uma das estratégias a elaboração de material gráfico para ser utilizado em atividades educativas, revista em quadrinhos direcionada não só a criança, mas, também aos jovens e adultos, tratando sobre o comportamento no trânsito, tanto na condição de pedestre como condutor de veículo automotor. O material também abordará as questões de patrimônio cultural, acessibilidade, meio ambiente e direito dos animais.
Apresentada na FEISMA 2011, a proposta da capa do trabalho elaborado pelo cartunista Paulo Louzada, que, em breve, será lançada a revista que conterá em torno de 38 páginas tratando sobre as temáticas em questão.

Fotos