Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura inicia aplicação de doses bivalentes...

Secretaria de Município da Saúde

14/02/2023 14/02/2023 18h11m

Prefeitura inicia aplicação de doses bivalentes contra Covid-19 em atendidos de instituições


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Lar das Vovozinhas foi a primeira instituição a receber os imunizantes desta fase da campanha

Junto com o calendário do governo federal, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, começou nesta terça-feira (14) a dispensação com doses bivalentes de pessoas atendidas nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). A primeira ação desta fase ocorreu no Lar das Vovozinhas, pela manhã. Outras instituições locais, que são num total de 26 – entre filantrópicas e privadas – serão incluídas no cronograma ao longo da semana.

“É muito importante ressaltar o incansável trabalho de toda a equipe da Prefeitura para garantir as ações de vacinação. E quando digo toda a equipe, me refiro a desde quem transporta a vacina até quem aplica a vacina nos cidadãos. Agradeço muito a todos que trabalharam e ainda trabalham nestas ações, que garantem a saúde da nossa população. As primeiras vacinas eram doses de esperança. Agora, com os reforços, aplicamos as doses de amor e cuidado”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, durante a ação na manhã desta quarta-feira.

A secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, salientou que as doses bivalentes imunizam contra as novas variantes de Covid-19 e, por isso, é importante que a população recebe estas vacinas, conforme o cronograma apresentado pelo governo federal.

“Começamos esta nova etapa da campanha de vacinação contra o coronavírus, seguindo o calendário apresentado pelo governo federal. O Lar das Vovozinhas foi escolhido como primeira ILPI pelo grande número de atendidas e, em seguida, vamos levar as doses a outras instituições e, depois, para a população, a começar pelas pessoas com 70 anos ou mais”, salientou a adjunta da pasta de Saúde.

A vice-presidente administrativa do Lar das Vovozinhas, Verônica de David Antônio, agradeceu a escolha da instituição para ser a primeira ILPI a receber as doses bivalentes.

“Em janeiro de 2021, fomos a primeira instituição de idosos a receber a vacina contra a Covid-19. Agora, somos a primeira de novo e isso nos deixa muito gratos por sermos lembrados novamente. Tivemos poucas perdas por Covid-19 durante a pandemia, graças ao apoio da Prefeitura na vacinação. As Instituições de Longa Permanência de Idosos são sempre locais de preocupação em casos de doenças contagiosas e sempre pudemos contar com o Executivo Municipal para garantirmos o bem-estar de nossas vovós”, agradeceu Verônica.

A imunização nas ILPIs faz parte da primeira etapa. Trata-se de uma antecipação do que o Ministério da Saúde definiu como Fase 1, que inclui também abrigados e trabalhadores de ILPIs, pessoas de 70 anos ou mais, imunocomprometidos e comunidades indígenas. Esses, deverão ser atendidos conforme a chegada de novas remessas com a imunização. 

Santa Maria recebeu 1.254 vacinas ainda nesta segunda-feira (13). As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para fazer essa dose, a pessoa precisa ter concluído, ao menos, o esquema primário da vacinação Covid-19, composta pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: 
Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e
Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial