10/12/2021 10/12/2021 14:22m


Santa Maria é beneficiada no Programa de Unidades de Conservação por meio do Parque dos Morros


Programa de Aceleração de Unidades de Conservação Municipais

Após nove meses de atividades, iniciativa é concluída, sendo o Município um dos seis selecionados no país

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, concluiu a participação no Programa de Aceleração de Unidades de Conservação Municipais, juntamente com outras cinco unidades brasileiras selecionadas. O encerramento ocorreu de maneira online, com a participação da gestora do Parque Natural Municipal dos Morros (PNMM), Marina Deon Ferrarese, nesta terça-feira (7).

Com o Parque Natural dos Morros, Santa Maria participou deste projeto de fortalecimento da gestão das Unidades de Conservação locais, em prol da conservação da biodiversidade. O espaço, localizado na região Norte do Município, teve sua inscrição efetuada por motivação da Gestão na busca pela qualificação técnica, passando questionários, entrevistas, preenchimento de pré-requisitos (Cadastro no Sistemas Estadual e Nacional de Unidades de Conservação, Plano de Manejo e inserção em Mosaico, ou Corredor Ecológico, entre outros). Este Programa faz parte da iniciativa Áreas Protegidas Locais, implementada pelo GIZ (Sociedade Alemã para Cooperação Internacional), pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), pelo Governos Locais para Sustentabilidade (ICLEI), com a realização do SENSE-LAB e mais de 30 apoiadores (WWF, Instituto O Boticário e outros).

A gestora do Parque lembra que foram mais de 15 encontros online, nove meses de acompanhamento, nas fases de seleção, diagnóstico, aceleração e acompanhamento, nos quais foram trabalhados seis eixo de desenvolvimento: Planejamento Estratégico e Implementação; Governança e Arranjo Institucional; Parcerias Estratégicas e Redes de Colaboração; Desenvolvimento do Potencial Econômico do Território; Fontes de Recursos Financeiros para a Gestão da Unidade de Conservação; Comunicação e Engajamento, que por meio de ferramentas trouxeram outro olhar à Gestão das Unidades de Conservação.

“Foram diversos encontros, atividades e ferramentas de gestão e planejamento, trocas de experiência, capacitações técnicas e construções conjuntas aplicadas à realidade da nossa Unidade de Conservação. Agradecemos aos apoiadores e organizadores da iniciativa, especialistas e a cada gestor das UCs participantes pelo crescimento proporcionado por meio deste programa. Esperamos colocar em prática a partir dos conhecimentos aprendidos, fortalecer e ganhar apoio à nossa atuação na UC e em nosso território, em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação da natureza. Além disso, continuar com este vínculo de trocas tão rico com os demais gestores, especialistas e colegas da Aceleração”, disse a gestora Marina.

Trajetória e experiência 

Considerando a trajetória e a experiência do Parque dos Morros, a gestora da Unidade de Conservação, Marina Deon Ferrarese, participou como convidada de uma mesa redonda com a temática “Gestão de UC municipais: desafios e perspectivas”, durante o 3º Encontro sobre Unidades de Conservação de Niterói, na terça-feira (7). 

O Encontro teve como objetivo promover uma discussão multidisciplinar e trocar conhecimento sobre a gestão de UCs, e foi realizado pelo Setor de Áreas Verdes da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Niterói, no Rio de Janeiro. O Encontro ocorreu em 7 e 8 de dezembro, de forma remota. As duas primeiras edições ocorreram em 2016 e em 2018, e devido à pandemia de Covid-19, foi adiado o evento que estava planejado para acontecer em 2020. O Município de Niterói possui 56% de seu território composto por áreas protegidas, e conta com dez unidades de conservação, das quais oito são geridas pelo Município, no âmbito do nosso setor.

O Parque Natural Municipal dos Morros é uma unidade de conservação criada em 2016 que integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O local compreende cerca de 151 hectares situados em uma região de transição ecológica e geomórfica, com uma rica biodiversidade local. Além disso, a unidade faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e da Zona de Amortecimento do Corredor Ecológico da Quarta Colônia, configurando-se como uma das áreas prioritárias para a conservação do Bioma Mata Atlântica.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria




Fotos

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial




Secretaria de Município de Meio Ambiente
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2277. 4º andar
Expediente externo: 8h30min às 13h30min
Telefone: (55) 3921-7150 CEP: 97010-005
E-mail: meioambiente@santamaria.rs.gov.br


© Copyright 2022, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial