Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Prefeitura assina termo de cooperação de...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

13/12/2021 17/12/2021 14h26m

Prefeitura assina termo de cooperação de Pet Terapia com a Apae para continuidade da iniciativa


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Formalização garante que iniciativa com animais de estimação seja realizado durante o ano de 2022 com os assistidos da instituição

Representantes da Prefeitura de Santa Maria assinaram, nesta segunda-feira (13), o termo de cooperação com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O documento, assinado na sede da associação, firma o projeto de Pet Terapia para 2022. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Superintendência de Bem-Estar Animal do Município. 

“Queremos destacar o papel fundamental que a Apae tem cuidando de quem mais precisa. A proposta de ter uma Pet Terapia é muito bacana, pois sabemos o quanto um animal de estimação encanta uma criança. Tudo o que estiver ao nosso alcance para possibilitar que essas crianças melhorem as dificuldades que têm, a Prefeitura irá fazer”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom na ocasião. 

As ações de Pet Terapia na instituição já vinham sendo realizadas com o apoio da Prefeitura. A secretária adjunta do Meio Ambiente, Daniela Dalla Lana, explicou a iniciativa aos pais e crianças que acompanharam a formalização. 

“Na primeira semana de cada mês, a Prefeitura irá até a Apae para fazer a Pet Terapia com as crianças. São duas turmas e vai ocorrer durante todo o ano de 2022. A assinatura do termo possibilita que o projeto tenha continuidade”, explicou Daniela. 

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é um tratamento que auxilia os pacientes a trabalhar com exercícios de coordenação motora, cognitiva e sociabilidade. A médica veterinária da Central de Bem-Estar Animal, Patricia Lisiane da Silva Silveira, explica a importância da realização do projeto. 

“O termo que está sendo assinado hoje é um compromisso do Município em dar continuidade a esse projeto. Já é a terceira vez que estamos realizando a Pet Terapia e já vimos muita diferença nas crianças. Muitas tinham medo dos cachorros e hoje estão fazendo carinho e abraçando. Vamos dar continuidade a um projeto que já dá para notar uma evolução”, disse Patricia. 

Durante a assinatura, o presidente da Apae, Robson Pereira Aita, agradeceu à Prefeitura pelo termo de cooperação.

“Não tenho palavras para agradecer ao prefeito e a toda a equipe. É muito gratificante para mim e para a Apae. Estamos no caminho certo e vamos trilhar esse caminho durante o ano que vem”, afirmou o presidente. 

Após a assinatura do termo, os assistidos tiveram uma ação de Pet Terapia com a presença de quatro cães. Os pacientes também ganharam presentes de Natal que a Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm) doou para as crianças que participam da terapia. O PercuAção Social, projeto de educação musical que busca inclusão das pessoas com deficiência através da música, fez uma apresentação no local. 

A iniciativa também contou com a presença do secretário de Saúde, Guilherme Ribas, e do superintendente da Central de Bem-Estar Animal, Alexandre Caetano.

Texto: Heloisa Helena Canabarro (estagiária do curso de Jornalismo)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e Alex Caseres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial