Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Equipe da Prefeitura participa da organização...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

14/12/2021 14/12/2021 11h40m

Equipe da Prefeitura participa da organização do 22º Encontro da Rede de Unidades de Conservação


Programação com palestras e debates ocorreu no Parque Municipal Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participou do 22º Encontro da Rede de Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul. O secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, e a gestora do Parque Natural Municipal dos Morros (Unidade de Conservação), Marina Deon Ferrarese, representaram Santa Maria e o Parque Natural Municipal dos Morros no encontro que ocorreu em unidades de conservação de São Leopoldo. A programação, que ocorreu na última semana, contou com palestras, rodas de conversas e debates, que ocorreram durante todo dia, incluindo, até mesmo, visitas técnicas a duas unidades de conservação: Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina e Parque Natural Base Ecológica do Rio Velho.

O secretário e a gestora constituem a Secretaria da Rede de Unidades de Conservação do Estado, e atuaram pela segunda vez consecutiva no apoio à organização do Encontro da Rede de Unidades de Conservação, que ocorre semestralmente, e tem como público-alvo gestores e servidores de Unidades de Conservação federais (ICMBio), estaduais (Dbio-SEMA) e municipais, estudantes, pesquisadores e apoiadores de áreas naturais protegidas, que objetiva não apenas o debate de questões referentes às Unidades de Conservação e suas respectivas categorias, como também a troca de experiências entre os participantes.

“O Encontro tem se tornado uma tradição, entre as Unidades de Conservação, cuja participação proporciona trocas de experiências e discussão de assuntos técnicos, que visam melhorar a gestão dessas áreas protegidas e fortalecer sua atuação em rede. Nos sentimos muito honrados em fazer parte da equipe de apoio à organização deste importante Encontro”, reforça o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha.

A próxima edição do evento será sediada pelo Parque Natural Municipal do Morro do Osso, em Porto Alegre, e a data deve ser anunciada no início do próximo ano.

Década da restauração de ecossistemas da ONU

Durante o encontro, além da troca de experiências, foi tratado sobre a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030, que é uma convocação para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para benefício das pessoas e da natureza. Tem como finalidade deter a degradação de ecossistemas e restaurá-los para alcançar os objetivos globais. 

“As medidas de conservação baseadas em área, especialmente através da criação de unidades de conservação e sua respectiva implementação, são a melhor garantia para a manutenção da biodiversidade, indo de encontro não só às metas assumidas pelo Brasil, mas também por Santa Maria (durante a 8ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, que ocorreu em 2019), dentro dos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 15), da Agenda 2030. Santa Maria está fazendo seu papel em prol da conservação, difundindo efeitos positivos além de nossos limites territoriais”, afirma o secretário Guilherme.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial