28/12/2021 28/12/2021 15:17m


Prefeitura de Santa Maria planta cerca de 1,6 mil mudas de árvores ao longo de 2021


Alex Caceres (Prefeitura)

Número é considerado histórico para a Secretaria de Meio Ambiente. Trabalho visa melhorar a arborização do Município

Santa Maria ganhou cerca de 1,6 mil novas árvores em 2021. O número diz respeito apenas às mudas plantadas pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, até o início de dezembro. A quantia é a maior já registrada pelo Executivo Municipal no que se refere ao plantio feito diretamente pela pasta, ou seja, sem considerar as medidas compensatórias de contribuintes e empreendedores, nas quais há ainda outras mudas a serem contabilizadas. 

Das 1,6 mil mudas, 400 foram plantadas pela Superintendência de Praças, Parques, Canteiros e Jardins em parceria com entidades do Município, como a RGE Sul. Em uma ação que iniciou no Dia da Árvore, em setembro, 218 mudas foram plantadas em Santa Maria em um trabalho conjunto da Prefeitura com a empresa concessionária de energia elétrica. O objetivo da iniciativa foi adequar gradativamente a arborização urbana para que, no futuro, as árvores da cidade não entrem em contato com a rede de distribuição e não causem danos ao meio ambiente e ao abastecimento de energia. 

As outras 1,2 mil mudas fazem parte de uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente com a 3ª Divisão de Exército (3ª DE), que realizou o plantio em alusão ao aniversário de 113 anos, completados em 2021. A maioria dessas novas árvores está no Campo de Instrução de Santa Maria (Cism) e no Mantenedouro São Braz. 

“Esses plantios são fundamentais. A maioria das pessoas desconhece os serviços que a arborização urbana presta, como regulação do clima, sombreamento, conforto, paisagismo. Mesmo em período de pandemia, conseguimos superar os números de anos anteriores. As mudas foram plantadas com critérios técnicos, cuidando o porte adequado, pensando no sistema radicular e no manejo delas”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha. 

Entre as espécies utilizadas nos canteiros, praças e outros espaços públicos, estão ipê-roxo, canafístula, sibipiruna, pitangueira, pau-ferro, gabiroba, jerivá, guabiju, araçá, goiabeira serrana, cerejeira, jabuticaba, primavera, ipê-branco, ipê-amarelo. Todas essas são nativas. Também foram utilizadas nos plantios as espécies exóticas escova-de-garrafa, extremosa-rosa, cerejeira-do-japão branca, jacarandá-mimoso e liquidambar-formosana.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) e  Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470) / Arquivo 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria




Fotos

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial




Secretaria de Município de Meio Ambiente
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2277. 4º andar
Expediente externo: 8h30min às 13h30min
Telefone: (55) 3921-7150 CEP: 97010-005
E-mail: meioambiente@santamaria.rs.gov.br


© Copyright 2022, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial