Secretaria de Município de Meio Ambiente

05/10/2022 05/10/2022 16h58m

Semana Animal promove curso sobre resgate de animais silvestres e palestra de educação ambiental


Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura)

Atividades ocorrem no Mantenedouro São Braz e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena nesta quarta-feira (5)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu nesta quarta-feira (5) atividades voltadas a profissionais que atuam no resgate de animais, domésticos e silvestres, e para estudantes da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa da manhã, que faz parte da Semana Animal, ocorreu no Mantenedouro São Braz com o Curso de manejo de fauna, contenção, transporte e legalidade, em que foram repassadas técnicas de resgate de animais.

“O Braz é um grande parceiro da Prefeitura e o Mantenedouro é referência no país nas ações de resgate, acolhimento e reintrodução na natureza de animais silvestres traficados e maltratados. Gostaríamos de cada vez mais nos aprofundarmos nas competências de fauna e este local nos auxilia muito neste processo”, destaca o titular de Meio Ambiente, Guilherme Rocha.

O administrador do Mantenedouro, Santos de Jesus Braz da Silva, reforça que muitos cuidados são importantes no manuseio e transporte de animais, principalmente os silvestres. Cuidados como horário de transporte, abordagens, cuidados com gaiolas e caixas, entre outros detalhes, auxiliam na segurança do animal.

“O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior do Brasil, ficando atrás do de drogas e de armas. Aqui, recebemos muitos animais resgatados, às vezes, alguns que nem temos estrutura para tal, mas vamos nos adequando. E o Mantenedouro não é um depósito de animais, mas um centro de restituição, porque nosso objetivo é devolvê-los à fauna, de onde nunca deveriam ter saído. Mas todo o processo de resgate, transporte e recuperação, tem detalhes, cuidados, muito importante, para a segurança do animal e do profissional que faz o resgate”, pontua Braz.

Na ação, os profissionais aprenderam sobre particularidades de resgate com diferentes animais, como pássaros, répteis, mamíferos e outros. Detalhes sobre abordagens de animais que costumam andar em bandos, ou quando estão feridos, o que ocasiona maior propensão a ataques, e formas de diminuir o estresse do bicho também foram apresentados. Participaram do curso profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, da Vigilância em Saúde, da Guarda Municipal, do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Base Aérea de Santa Maria.

Já na tarde desta quarta-feira, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santa Helena assistiram uma palestra sobre Educação Ambiental. A atividade foi ministrada por servidores da Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal.

Na noite de terça-feira (4), no Itaimbé Palace Hotel, o evento teve roda de conversa com profissionais da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) Subseção Santa Maria. Foram duas ações, uma com a temática “A tutela jurídica e a proteção dos animais”, com Gilson Rosa, e a outra intitulada “A Síndrome de Noé”, com Edenise Andrade. A atividade contou com show de Beto Pires, que animou os participantes.

ARRECADAÇÃO
Uma das iniciativas da Semana Animal é a campanha de arrecadação de ração para cães e gatos. A ação também aceita areia para gatos. Os itens arrecadados serão destinados a grupo que atendem animais resgatados. São cerca de 30 pontos de arrecadação na cidade, entre a sede da Prefeitura e de empresas parcerias da campanha. Veja todos os locais na lista abaixo.

A atividade faz parte da Semana Animal, promovida pela Superintendência de Bem-Estar Animal, que ocorre até este domingo (9). O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de temas como saúde, bem-estar e direitos dos animais, e também oportunizar o contato das pessoas com animais. A programação completa pode ser conferida abaixo.

PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (6)
- Pet Terapia
Onde: Lar Vila Itagiba, a partir das 15h
Para atendidos pela instituição

- Palestra Espírita: "A espiritualidade dos animais"
Palestrante: Jeferson Fagundes
Onde: Lar de Joaquina, às 19h

Sexta-feira (7)
- Palestra sobre Educação Ambiental
Onde: Escola Pão dos Pobres, a partir das 14h
Somente para alunos da escola
 
- Blitz Educativa
Onde: Avenida Medianeira, a partir das 17h

Sábado (8)
- Pic-Nicão, Mateada e Workshop com Sérgio Loreto
Onde: Praça Marechal Osvino Ferreira Alves – Bairro Nonoai, a partir das 15h

Domingo (9)
- Multifeira de Adoção
Onde: Praça do Mallet, a partir das 15h

PONTOS DE ARRECADAÇÃO DE RAÇÃO
Prefeitura Municipal de Santa Maria
Rua Venâncio Aires, 2277

Delegacia de Polícia Civil
Rua Roque Calage, 19

Supermercado Hippo
Rua Silva Jardim, 808 

Dadus Pet
Rua Floriano Peixoto, 1459
Av. Rio Branco, 810

Supermercado Copetti
Rua Sete de Setembro, 355

Cia dos Bichos
Rua Dr. Bozzano, 370
Rua Duque de Caxias, 2249
Rua Professor Teixeira,1586
BR 287, 4945

Mercado das Rações
Av. Hélvio Basso, 1357
Rua Dr. Bozano, 330

Supermercado Beltrame
Av. Hélvio Basso, 1145
Rua Venâncio Aires, 2650 
Rua Euclides da Cunha, 1579
Rua Maranhão, 814 

Clínica Vet. Santo Antônio
Rua Cap. Vasco da Cunha, 793

Casa do Pet
Rua Edmar Behr, 50
Rua Venâncio Aires, 1295
Rua Silva Jardim, 1913 
Rua José Bonifácio, 2551

Agropecuária Conesul
RSC 287, 7985

São Francisco Pet Stop
Av. Borges de Medeiros, 1233

Agropecuária Canabarro
Av. Borges de Medeiros, 365

Patronato Agroshopping
Av. Walter Jobim, 1165

Casa de Rações Teixeira
Faixa de Rosário (Próx. Trevo dos Quartéis)

Don Canino - Clínica e Pet Shop
Rua Antônio Botega, 807 

Pozzobon Agropecuária
Rua Euclides da Cunha, 1640

Supermercado Peruzzo
Rua Demétrio Ribeiro, 245
Av. Presidente Vargas, 1976
Av. Prefeito Evandro Behr, 6645
Centro Comercial Dois Irmãos de Camobi

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial