Buscar

16/11/2022 16/11/2022 14:42m


Com mais de 50% da obra concluída, revitalização do Calçadão está em ritmo adiantado


João Vilnei (Mtb: 18.086)

Desde o final do mês de outubro, serviço de escavação do piso ocorre no quarto e penúltimo quadrante, em direção à Rua Floriano Peixoto

A obra de revitalização do novo Calçadão Salvador Isaia já está com mais de 50% concluída. A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, trabalha desde o final do mês de outubro no serviço de escavação do piso que ocorre no quarto e penúltimo quadrante, em direção à Rua Floriano Peixoto. Nesta etapa, também são realizados os serviços de drenagem superficial, construção de caixas coletoras de esgoto, reforço do pavimento, além da concretagem, como já ocorreu nos quadrantes anteriores. 

Já na parte mais central do Calçadão, ocorre a preparação de estruturas em alvenaria, isto é, a construção das paredes com tijolos e concreto. Ao final, será feita a colocação de bancos, de decks, das ilhas e do paisagismo na parte central, em toda extensão do Calçadão.

Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, o cronograma da obra segue de acordo com o planejamento, avançada em 7,19%, ou seja, está cerca de 30 dias adiantada. Em função disso, a pedido de lojistas, o serviço no quinto quadrante será interrompido. Isso se dará por ser o período de maior fluxo de pedestres no comércio em virtude do Natal. Além disso, no último quadrante, será necessária a interrupção do trânsito de veículos e pedestres na Rua Floriano Peixoto para intervenções.

“A partir de uma orientação técnica informada pela empresa que executa a obra, na última etapa, haverá necessidade de uma intervenção mais profunda. Isso será preciso porque há um desnível que precisa ser resolvido no final da galeria, para melhorar o caimento da água pluvial. Quando iniciar a intervenção, impedirá o fluxo normal de trânsito e pedestres em trecho da Rua Floriano Peixoto. Como ainda não há previsão de quanto tempo será necessário para resolver a extensão do problema na galeria, e o quanto poderá afetar a circulação no local, ficou acordado que será finalizado este penúltimo quadrante e apenas seguirão alguns serviços de acabamento em dezembro. O Sindilojas e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foram comunicados dessa situação, bem como os comerciantes, sobre a pausa nos serviços. Ainda, como está próximo ao Natal e aumenta a circulação de pessoas, a parada nos serviços também foi pensada de maneira a não prejudicar o comércio. O que nos dá segurança dessa parada momentânea, é o prazo adiantado da obra que está um mês à frente da previsão. No início de janeiro, a obra terá continuidade normal”, relata a secretária Ticiana.

A OBRA

No trecho próximo à Caixa Econômica Federal, ou seja, no primeiro quadrante da obra, e no segundo e terceiro quadrante, os serviços já foram concluídos e o espaço já está liberado para circulação dos pedestres. No piso concretado, ainda será feita uma paginação, isto é, um acabamento que deixará o visual mais moderno e em conformidade com o projeto estrutural e paisagístico que terá em toda a extensão do novo Calçadão.

A Construtora Continental, que é de Porto Alegre, mas tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela parte do reforço estrutural do pavimento, do piso de concreto, da execução de uma tubulação pluvial, construção de floreiras. Ao final, será feita a colocação de bancos, de decks, das ilhas e do paisagismo. Os serviços iniciaram em junho deste ano e, conforme a licitação, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em um ano, com mais dois anos de manutenção do espaço. O investimento do Município é de R$ 3.665.668,49.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria




Fotos

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial


Prefeitura Municipal de Santa Maria
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 8h30min às 13h30min
Telefone: (55) 3921-7000 CEP: 97010-005


Desenvolvimento SITI © Copyright 2022
Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial