03/03/2021 03/03/2021 19h42m

Em Porto Alegre, prefeito trata do apoio do Município à compra de vacinas por parte do Estado

Guilherme Brum

Jorge Pozzobom se reuniu com o governador Eduardo Leite e com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, nesta quarta-feira (3). Ele esteve ao lado dos presidentes da Associação dos Municípios da Região Central (AM Centro) e do Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (Circ)

Santa Maria e região formalizaram, nesta quarta-feira (3), apoio integral à aquisição de vacinas contra a Covid-19 por parte do governo do Estado. Esse movimento foi realizado durante reunião em Porto Alegre. Na ocasião, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, ao lado dos prefeitos Jocelvio Cardoso, de Formigueiro, presidente da Associação dos Municípios da Região Central (AM Centro), e Paulo Ricardo Salerno, de Restinga Sêca, presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado (Circ), participou de um encontro com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. Na ocasião, foi entregue um documento no qual Santa Maria e os demais municípios da Região Central formalizam apoio integral à aquisição de vacinas contra a Covid-19 por parte do governo do Estado. O documento foi repassado ao governador Eduardo Leite, com quem o prefeito Pozzobom também se reuniu nesta quarta-feira. 

“O documento oficializa aquilo que eu já tinha dito ao governador Leite ainda no início de janeiro. Os municípios irão apoiar, inclusive, financeiramente, se for preciso”, afirmou o prefeito Pozzobom. 

Ainda na terça-feira, em outro passo dado no combate ao coronavírus, Santa Maria aderiu formalmente ao movimento organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para compra dos imunizantes. 

Parceria com o Estado

Arita Bergmann agradeceu pela mobilização dos prefeitos para que seja feita a aquisição conjunta de vacinas. A secretária esclareceu que, no momento, não há vacinas disponíveis no mercado. Entretanto, tão logo seja possível, o investimento será feito. 

“É uma pauta do Estado e da população gaúcha. As vacinas são um insumo muito importante para proteger a população. Nós queremos agradecer pela mobilização da Região Central em mostrar o interesse para fazer a compra conjunta e coordenada pelo governo do Estado, com possibilidade, inclusive, de recursos financeiros”, comentou Arita. 

Já o governador Eduardo Leite garantiu que estão abertas várias frentes de negociação direta com as empresas que produzem a vacina. Ele acredita que a mobilização do Estado e dos municípios, paralela às ações da União, é essencial. 

“Estamos buscando todos os caminhos para garantir agilidade no nosso programa de vacinação. O Ministério da Saúde coordena o programa, mas, tem revelado algumas dificuldades na expansão das ações de forma rápida. Por isso, municípios e Estados estão se mobilizando. A questão não é apenas financeira, mas, também, de oferta de vacinas no mercado”, finalizou Leite. 

O prefeito de Santa Maria cumpriu agenda em Porto Alegre durante toda esta quarta-feira. Na mesma reunião, junto à Secretaria Estadual de Saúde, à AM Centro e ao Circ, Pozzobom participou das definições que garantiram a abertura de mais 25 leitos clínicos de apoio à UTI em Santa Maria para tratamento de pacientes com Covid-19.

Texto: Rafael Favero
Fotos: Guilherme Brum
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

           

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial







Secretaria de Município da Saúde
Endereço:
Av. Nossa Senhora Medianeira, 355
Expediente externo: 7h30 às 13h
Telefone: (55) 3921-1090 CEP: 97060-001
E-mail: saude@santamaria.rs.gov.br


© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial