Secretaria de Município de Licenciamento e Desburocratização

25/03/2022

Prefeitura reforça ações de desburocratização em encontro da Fecontábil RS em Santa Maria


João Alves (Mtb: 17.922)

Vice-prefeito Rodrigo Decimo e secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, participaram da abertura do encontro estadual dos contadores na tarde desta sexta-feira (25)

A Prefeitura de Santa Maria e a Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (Fecontábil RS) tiveram um momento de integração na tarde desta sexta-feira (25). O vice-prefeito Rodrigo Decimo e o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, participaram da abertura do encontro entre os sindicatos gaúchos dos contabilistas, que foi sediado no Espaço Contábil, no Bairro Nossa Senhora das Dores. 

Na ocasião, Decimo compartilhou com os presentes o resultado do Índice das Cidades Empreendedoras 2022, elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que é vinculada ao Ministério da Economia, e pela rede internacional de empreendedores Endevor. O ranking coloca Santa Maria como a melhor cidade do interior para se empreender. Em todo o Estado, o Município fica atrás apenas de Porto Alegre, a Capital. No ranking nacional, Santa Maria está na 19ª colocação no universo das 101 cidades mais populosas do país. 

“Creio que esse é um tema pertinente para os contabilistas, que se preocupam com as melhoras condições para as empresas. Temos consciências que esses números não são a solução. Não podemos nos acomodar. Entretanto, esse resultado é fruto de um levantamento de instituições de credibilidade e mostra que estamos no caminho certo”, comentou o vice-prefeito. 

Falk lembrou que um dos critérios analisados e que fez Santa Maria subir 17 posições do ranking de 2020 para o de 2022 foi o Ambiente Regulatório, isto é, em resumo, a burocracia. O secretário pontuou que, nos últimos anos, o Município implantou alterações nas legislações vigentes para, justamente, diminuir a burocracia e incentivar a economia, entre elas a Lei da Liberdade Econômica e o Programa Juro Zero. Outra medida foi a criação, em 2018, do Poupa Tempo, que, segundo Falk, foi criado em parceria com o Espaço Contábil. O projeto dá agilidade para a liberação de alvarás. 

“O critério que nos deu destaque no Índice de Cidades Empreendedoras foi gestado aqui dentro, que é desburocratização, por meio do Poupa Tempo, um projeto que ainda está em construção. As sugestões das entidades que compõem o Espaço Contábil foram e continuam sendo muito valiosas para nós. Santa Maria, hoje, prospera porque a classe dos contabilistas contribui”, afirmou o secretário. 

Quem coordenou a reunião foi o presidente da Fecontábil RS, o contador Fernando Spiller. Ele elogiou o que chamou de “parceria” entre os profissionais da área e a Prefeitura.

“Cumprimento-os pela parceria com os contadores. Tomara que continue. É muito importante para o desenvolvimento do nosso Município, Estado e país”, disse Spiller. 

Cerca de 22 pessoas participaram da abertura do encontro, além de outros profissionais que acompanharam as falas de Decimo e Falk por videochamada.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) 

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial