Seções

Secretaria de Município de Cultura

História do Concurso

REGISTRO DOS 45 ANOS DO CONCURSO LITERÁRIO  FELIPPE D’OLIVEIRA                                

No distante 1977, quando o então vereador Orcy de Oliveira encaminhou um projeto de Lei, criando o Concurso Literário Felippe D’Oliveira, em homenagem a um dos escritores mais ilustre e talentoso de Santa Maria - Felippe Daudt Alves de Oliveira, possivelmente não tenha imaginado a grandeza da proposta e a sua importância para o mundo da literatura de nossa Santa Maria.

A Lei Municipal n° 1916/77  de 0706/77, - ‘Instituiu Concurso Literário Felippe D’Oliveira de Contos, Crônicas o e Poesias “assinado pelo Prefeito Municipal de  Santa Maria Osvaldo Nascimento da Silva.

Durante 10 anos a coordenação do Concurso ficou sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). A partir de 1988, a coordenação do Concurso passou a ser realizada pela Secretaria de Município  Extraordinário de Cultura, Desporto e Turismo . Em meados de março de 1992  pelo Decreto Executivo nº085/92 de 17/03/192 que  Regulamenta  Lei Municipal n° 1916/77  de 0706/77,assinado pelo Prefeito  Municipal de Santa Maria Evandro Behr. O participante poderia enviar 3 textos em cada categoria (conto,crônica e poesia) em três vias impressas com o título e pseudônimo em anexo um envelope com sua identificação. Sob a Coordenação da Secretaria de Município da  Cultura.

Ao longo dos 45 anos, a iniciativa do nosso Legislativo Municipal, levada a efeito pela  Secretaria de Município da Educação e Secretaria de Município da Cultura, vem incentivando o surgimento de novos talentos da literatura. Consolidados entre os mais prestigiados certames do país, o concursos atrai  a cada edição, autores dos mais longínquos estados e municípios do Brasil, participação essa que projeta o nome de nosso município no cenário nacional da produção cultural.

Para avaliação dos textos inscritos, o Concurso  contou com excelentes avaliadores, escritores, professores e  com Instituições Ligas as Letras como Curso de Letras da FIC – Faculdade Imaculada Conceição – UNIFRA – Universidade Francisca – UFN – Universidade Franciscana – Curso de Letras – Departamento de Letras Vernáculas da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria –  Curso de Letras da FAMES,  Associação Santa-Mariense de Letras – Academia Santa-Mariense de Letras – Casa do Poeta de Santa Maria que gratuitamente e com profissionalismo  se dedicaram no trabalho de seleção e análise dos textos concorrentes.

No decorrer das edições do Concurso desde a primeira, premiados se consagraram como escritores, jornalistas, políticos, muitos  receberam homenagens e títulos como patronos na Feira do Livro de Santa Maria, a exemplo: Humberto Gabbi Zanatta, Luiz Guilherme do Prado Veppo, Orlando Fonseca, José Bicca Larré, Tania Lopes,Vitor Biasoli, Haidée Hostim, Marcelo Canellas e outros.

Conforme o regulamento do Concurso os textos premiados seriam publicados. No ano de 1989 os textos premiados do Concurso Literário Felippe D’Oliveira, juntamente com as fotos premiadas do Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria, passaram a ser publicados em formato de livro, organizado pela Secretaria de Município da Cultura cumprindo o regulamento.

Os Livros Concurso Literário Felippe D1Oliveira – Conto,Crônica e Poesia e Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria foram editados em conjunto desde 1989 até 1996.

A  partir de 1997 passaram a ser publicados só os  textos Premiados do Concurso Literário. Em 2000 não teve Concurso.

Em 2001  foi regulamentado o Prêmio de Incentivo Local pelo Secretário Orlando Fonseca para  para incentivar e premiar os participantes de Santa Maria, pois o Concurso recebia muitos texto de outros estados. e a edição do Livro foi promovida  pela CESMA.

Desde a primeira edição, os livros foram editados com as artes das capas feitas pelos artistas plásticos de Santa Maria, que com sua arte embelezaram cada edição. As Capas são de: Roselaine Dall’Asta(1989), Jonessy Nunes (1990/91), Jeanine Viero(1992),Juan Amoretti (1993), Dejanira de Freitas Rosa-Deja (1994),João Luiz Roth-Titi (1995), Jeanine Viero e Vitor Hugo Araújo (1996), Jorge Ubiratan da Silva Lopes(1997/78). Diagramadores: CESMA (2001), Tiago Durlo Medeiros(2002),Eduardo Viegas Flores(2003 a 2008), Artista Pláticos- ,Carla Viera e Cesio Muller(2009 a 2012), Marilia Chartune(2013 a 2016),Gibran Carrazoni (2017 e 2018 -2019 e 2020)

Na edições dos livros o concurso contou com parcerias de empresas locais, nas primeiras edições e posteriormente com as Editoras como:  Editora Pallotti, Editora da Faccos – Editora da UFSM  e da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Em 2021 o Concurso para se adequar a nova tecnologia  passou a realizar as inscrições online, foi regulamentado pela Secretária de Cultura Rose Carneiro ,que o participante pode se inscrever com um texto,(um conto,uma crônica ou uma poesia) ,ficou limitado assim devido ao grande número de inscrições recebidas vindas de todos os Estados Brasileiros e o Prêmio de Incentivo Local passou a ser denominado Prêmio Cidade de Santa Maria.

 

“O pano branco pintado por todas as tintas da lembrança suprime  

 o tempo, anula o espaço: o céu antigo é presente, a terra distante

 renasce à boca de túnel para onde corre vertiginosa a recordação”….

                                                                     Felippe D’Oliveira