Seções

Secretaria de Município de Cultura

Centro Histórico Coronel Pillar

Centro Histórico Coronel Pillar

O Centro Histórico Coronel Pillar – CHCP, inaugurado em 13 de novembro de 1998, é uma instituição cultural militar que tem como missão preservar, pesquisar e divulgar a história da Guarnição da Brigada Militar de Santa Maria – GuBM-SM, em especial do 1º Regimento de Polícia Montada “Regimento Coronel Pillar” – 1° RPMon.

Este espaço busca, através do Museu, Arquivo e Biblioteca, dialogar com a comunidade, viabilizando o acesso aos bens culturais e promovendo a construção da cidadania. Os projetos e ações desenvolvidos pelo CHCP têm a finalidade de valorização do policial militar e da história da Brigada Militar, priorizando o direito à informação, proporcionando a troca de conhecimentos.

Seu acervo é constituído por troféus, uniformes, insígnias, distintivos, armaria, peças da cavalaria, bandeiras, flâmulas, mobiliário, instrumentos musicais, equipamentos de trabalho, fotografias, documentos do 1° RPMon desde o ano de 1892 e bibliografia especializada em história do Rio Grande do Sul, da Brigada Militar e publicações técnicas na área de segurança pública.

 

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira - 10h às 16h. Grupos e pesquisas mediante agendamento.
Endereço: Rua Pinto Bandeira, 350 - CEP: 97050-610
Contatos: (55) 3220 6423
E-mail: chcp@brigadamilitar.rs.gov.br
Site: www.brigadamilitar.rs.gov.br/estrutura/chcp
Fanpage: www.facebook.com/centrohistoricocoronelpillar

Fotos