Seções

Secretaria de Município de Cultura

Memorial da Nossa Senhora Medianeira

Memorial da Nossa Senhora Medianeira

O Memorial da Nossa Senhora Medianeira faz parte do turismo religioso de Santa Maria e possui no seu acervo documentos, fotografias, objetos sacros, sendo visitado por peregrinos e turistas todas as semanas.

A devoção à Nossa Senhora Medianeira foi iniciada e incentivada pelo Pe. Ignácio Rafael Valle, em 1929, quando o Papa Pio XI concede à diocese de Santa Maria o privilégio da Festa de Nossa Senhora Medianeira, com missa própria.

Em 05 de setembro de 1930, 23 mulheres organizaram uma “romaria” para pedir proteção para Santa Maria, ameaçada pela Revolução. O povo recorreu à Medianeira e dizia: “A Medianeira nos salvou”. As preces foram ouvidas e em 24 de outubro de 1930 termina a Revolução. Na cidade de Santa Maria, nenhuma arma foi disparada.

Em15 de agosto de 1935, Dom Antônio Reis, 3º Bispo de Santa Maria, iniciou a construção do Santuário, lançando a Pedra Fundamental.

Em 1942 os Bispos Gaúchos consagraram o Rio Grande do Sul à Nossa Senhora Medianeira, declarando-a Padroeira do Estado.

Em 12 de dezembro de 1943 é realizada a 1ª Romaria Estadual à Nossa Senhora Medianeira, iniciativa do Bispo Dom Antônio Reis. Em 1969, Dom Luiz Victor Sartori, Bispo Diocesano, organizou a Comissão pró-construção do Santuário e Altar Monumento, concluídos em 21 de abril de 1974, na posse de Dom Ivo Lorscheiter.

Em 1987, o Santuário passou a chamar-se Santuário-Basílica da Medianeira, por decreto especial da Sagrada Congregação do Culto Divino. É o único Estado a ter essa distinção pontifícia.

Atualmente, a Romaria à Nossa Senhora Medianeira realiza-se no segundo domingo do mês de novembro, chegando a atingir um público de 300 mil pessoas para celebrar a fé e a esperança.


Horário de funcionamento: Visitas mediante agendamento.
Endereço: Avenida Medianeira, 631 - CEP: 97060-000
Contatos: (55) 3221 4085
E-mail: santuariomedianeira@terra.com.br
Site: www.santuariomedianeira.com.br

Fotos