Seções

Secretaria de Município de Cultura

Museu Comunitário Treze de Maio

Museu Comunitário Treze de Maio

O Museu Comunitário Treze de Maio – MTM, o “Treze”, como é popularmente conhecido o antigo Clube Social Negro, criado em 1903 por ferroviários negros, fica na Rua Silva Jardim, 1407, quase esquina com a Serafim Valandro, na cidade de Santa Maria – RS. Em função da precariedade do espaço, no ano de 2001, a comunidade negra juntamente com alunos da Museologia/Unifra e antigos sócios decidiram transformá-lo em um Museu Comunitário.

Em 2004, o Treze foi tombado como patrimônio histórico municipal pela sua importância no desenvolvimento da cidade de Santa Maria - RS. O Estado o reconheceu como bem que integra o Patrimônio Histórico e Cultural do RS. Atualmente, o Treze está inserido no intitulado Movimento Clubista Negro e foi o articulador e organizador do I Encontro Nacional de Clubes Sociais Negros (2006), juntamente com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade racial – SEPPIR, com o município, e com a experiência do poeta da consciência negra, Oliveira Silveira.

O MTM é o local aonde acontecem oficinas de dança afro, capoeira, percussão, samba, encontros da juventude negra e do grupo vocal de mulheres negras, trabalhando com a autoestima e autoimagem positivas de homens, mulheres e crianças negras.

O MTM é um lugar de memória e ponto de encontro do Movimento Negro de Santa Maria. Dentro do “Treze” a história do Negro e da antiga “Sociedade Cultural Treze de Maio”, ganha espaço e se recria dando identidade e afirmação à comunidade através de ações que fortalecem a autoestima e o sentimento de pertencer de toda comunidade dentro de uma perspectiva protagonista de sua própria história.

 

Horário de funcionamento: Visitas mediante agendamento.
Endereço: Rua Silva Jardim, 1407 - CEP: 97010-490
Contatos: (55) 3226 6082
E-mail: museutrezedemaiosm@gmail.com
Site: www.museutrezedemaio.com.br
Fanpage: www.facebook.com/museutreze.demaio

Fotos