Secretaria de Município de Esporte e Lazer

18/01/2022 18/01/2022 15h11m

Prefeitura desenvolve mapa de locais de lazer para agilizar manutenção e infraestrutura nas áreas


Iniciativa conta com a união de esforços da secretaria de Esporte e Lazer e do Instituto de Planejamento

Representantes da Prefeitura se reuniram, na manhã desta terça-feira (18), para oficializar a entrega de um levantamento dos locais de lazer que existem em Santa Maria. A partir desse mapa, o objetivo é demarcar essas zonas para que possam receber da melhor forma possível as ações de manutenção nos brinquedos e nas academias ao ar livre, além de intervenções de infraestrutura. A iniciativa contou com integrantes do Instituto de Planejamento (Iplan) e da Secretaria de Esporte e Lazer, além do vice-prefeito Rodrigo Decimo.

Decimo parabenizou a equipe envolvida no desenvolvimento do projeto e salientou que, na gestão atual, a união entre secretarias e demais órgãos municipais é de grande valor e essencial para o desenvolvimento da cidade. 

“Informação e tecnologia para desenvolver o planejamento fazem parte do bom andamento de um município”, destaca o vice sobre a iniciativa elaborada. 

O mapeamento começou a ser realizado no ano passado por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer, mas precisou do apoio do Iplan, que tornou possível a realização da iniciativa nos meios físico e virtual. A intenção é que, a partir disso, possam ser projetados investimentos nesses locais. 

O secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, destaca a importância da união com o Iplan no desenvolvimento do projeto. Para ele, será possível avaliar as condições dos locais e constatar quais oferecem riscos iminentes à população e que devem receber atenção primária.

O mapa, desenvolvido por meio de Geoprocessamento, possui em sua forma física e virtual, legendas que auxiliam na identificação do nome da praça ou área de lazer, das condições do local, quais brinquedos ou equipamentos de ginástica existem à disposição da população e outras informações que buscam deixar mais transparente para constatar possíveis irregularidades. 

Representando o Instituto de Planejamento, estiveram presentes o vice-presidente Eduardo Mielke e a diretora de Informações, Leila Fernandes. Eles destacaram que o trabalho do Iplan é para compartilhar informações para desenvolver um planejamento estratégico para a cidade. A partir disso, a ideia final é um mapa com informações conjuntas de todas as secretarias e da Defesa Civil para concentrar informações em um único mapa e facilitar os investimentos e ações nos locais.  

Texto: Gabriel Leão (estagiário do curso de Jornalismo)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial