Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

Projetos

Programa Redes de Desenvolvimento Rural

  • juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Economico e Inovação Tecnologica

O Programa redes de desenvolvimento rural é um programa da prefeitura municipal de santa Maria que visa aproximar o pequeno produtor rural dos supermercadistas.

Neste programa os produtores rurais fornecerão produtos agrícolas de qualidade e com freqüência de entrega. Os supermercados garantirão a compra dos produtos e pagará preço de mercado e a prefeitura Dara assistência técnica aos produtores sendo um facilitador deste processo.

Projetos para a Construção de Poços Artesianos, Redes de
Distribuição e Cisternas

Descrição/objetivos: Este projeto visa trazer para as comunidades rurais carentes acesso à água potável, através da perfuração de poços artesianos, e que essa água cheguem a suas residências, dando uma maior qualidade de vida e saúde a essas pessoas.

Beneficiários/pré-requisitos: Comunidades carentes do interior do município, que tenham comprovadamente problemas com falta de água potável para o consumo humano. A triagem será feita pela SMDR com o auxilio da Emater, Defesa Civil do Município e Sub Prefeitos. As Cisternas serão colocadas nas Escolas Rurais do Município e na Sede das Sub Prefeituras.

Projeto de Micro-açudes e Tanques para Piscicultura

Descrição/objetivos: Dar aos Produtores Rurais, condição de armazenar água em sua propriedade, através da construção de micro açudes e tanques para piscicultura, para promover a irrigação das culturas que assim necessitem, trazendo aumento da produção agropecuária do município.

Beneficiários/pré-requisitos: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Municipal e EMATER municipal - definem beneficiários; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Municipal (DAT) e EMATER municipal - Elaboram os projetos e dão assistência técnica.

Patrulhas agrícolas

As patrulhas agrícolas do município serão priorizadas ao atendimento dos programas desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Desenvolvimento do Turismo Rural

  • juntamente com a Secretaria de Turismo

Estão sendo feito estudos das potencialidades de cada distrito no que se refere a artesanato, belezas naturais, gastronomia, produção de hortifrutigranjeiras e pequenas agroindústrias familiares e, a partir daí, é que poderemos, em conjunto com a Secretaria de Turismo do Município, desenvolver atividades que tenham a finalidade de desenvolver o Turismo Rural em Santa Maria, (ex. Projeto piloto de Três Barras).

Desenvolvimento das Potencialidades Culturais do Município

  • juntamente com a Secretaria de Cultura

Executado por um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Município da Cultura e certamente envolver outras secretarias.

Ex: Festa dos Carreteiros no distrito de São Valentin, Festa da Soja em Santa Flora, Festa da Mandioca em São Valentim, Feira do Produtor de Santa Antão, Festa do Agricultor em Arroio do Só, entre outras.

Recuperação das Estradas Distritais

  • juntamente com a Secretaria de Infra Estrutura, Habitação e Serviços

O processo de recuperação das estradas rurais dos nove distritos do município de Santa Maria deve proceder em duas fases:

1º- Fase: Emergencial:

Recuperação das estradas rurais de escoamento da safra, transporte escolar e linhas de ônibus dos nove distritos do município de Santa Maria, com a estrutura operacional da SMOSU conforme demanda e cronograma.

2º- Fase: Permanente:

Deverá ser realizada com o apoio da estrutura operacional da SMOSU nas estradas principais e com os equipamentos da Secretaria da Agricultura nos corredores de forma que as estradas rurais apresentem condições de trafegabilidade. Viabilizando a implantação de novos projetos no meio rural e valorizando os que já existem, dando dignidade ao empreendedor do meio rural.

Fotos

Sub Menus