Instituto de Planejamento de Santa Maria
01/07/2016 01/07/2016 11h49m
IPLAN participa de Exposição sobre produção arquitetônica contemporânea do município, na Sala Monet
O Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan) participa de exposição no Monet Plaza Shopping, durante todo o mês de julho. A mostra “Produção Arquitetônica Contemporânea de Santa Maria" é realizada pela Núcleo Santa Maria de Arquitetos do Brasil (IAB) e conta com a aprovação da Secretaria de Município de Cultura (SMC). A exposição tem como objetivo fomentar a divulgação da produção arquitetônica de nossa cidade. O Iplan está presente com quatro painéis que expõem o projeto multimodal de Revitalização da Estação Ferroviária de Santa Maria.
A Gare, como é conhecida há muitas décadas, se tornou símbolo local, pois o contexto social da cidade foi desencadeado a partir da estação ferroviária de Santa Maria, referência como o maior complexo ferroviário do Centro do Rio Grande do Sul.
Para o presidente do Iplan, engenheiro Francisco Severo, a comunidade deve conhecer os projetos elaborados para a melhoria da cidade e a importância destes espaços. “A revitalização da Gare é uma busca necessária para o bem estar de nossa cidade, enquanto área de sociabilidade e preservação do patrimônio histórico”, afirma Severo. Ainda de acordo com o presidente, o reconhecimento é essencial para que o município consiga desenvolver outros projetos e participar de programas que tragam recursos para serem aplicados naquela região.
Os painéis exibidos pelo Iplan integram o eixo “Intervenção em Patrimônio Histórico”. Além deste, outros eixos temáticos serão expostos sob a supervisão e elaboração de escritórios de arquitetura. São eles: arquitetura residencial unifamiliar, residencial multifamiliar, interiores e comercial.
A Estação Ferroviária de Santa Maria é um registro da formação da cidade e foi reconhecida nacionalmente como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 2014. Nesta quinta-feira (30), foi anunciada a cedência de toda a área da Gare da Viação Férrea para o município. O documento assinado por representantes da Secretaria de Patrimônio da União e pelo Iphan transfere ao município o conjunto de prédios situados no final da Avenida Rio Branco. “Agora Santa Maria já pode afirmar: a Gare é nossa”, exalta Francisco Severo.
Confira
Exposição “Produção Arquitetônica Contemporânea de Santa Maria"
Quando: de 1º a 31 de julho
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 19h
Local: Espaço Cultural do Monet Plaza Shopping
Endereço: Av. Fernando Ferrari, 1483. Santa Maria – RS
Áreas que serão expostas
Arquitetura residencial unifamiliar (2 escritórios)
Arquitetura residencial multifamiliar (2 escritórios)
Arquitetura de Intervenção em Patrimônio Histórico (2 escritórios)
Arquitetura de Interiores (3 escritórios)
Arquitetura Comercial (3 escritórios)
Texto: Jornalista Natália Apoitia
Supervisão: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Foto: Felipe Pires e arquivo pessoal