Secretaria de Município de Meio Ambiente

24/10/2023 24/10/2023 15h08m

Castramóvel, da Prefeitura, recebe novos cadastros para castração de cães e gatos até a próxima terça (31)


Apenas fêmeas podem ser cadastradas nesta fase. Ao todo, são 60 vagas disponíveis

Estão abertas as inscrições da 4ª etapa de cadastros para cirurgias de castração de cães e gatos fêmeas por meio do Castramóvel. Os serviços são gratuitos e oferecidos pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente. A prioridade para cadastro é para famílias em situação de vulnerabilidade social que não conseguem arcar com os custos desses procedimentos.

Os interessados em se inscrever devem comparecer na próxima terça-feira, dia 31 de outubro, das 14h às 17h, no hall do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277, Bairro Centro). Serão distribuídas 60 senhas por ordem de chegada.

Os tutores precisam levar, obrigatoriamente, os seguintes documentos no ato da inscrição: folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) atualizado; carteira de Identidade; CPF; comprovante de residência e uma foto impressa do animal que irá para castração. Só é possível cadastrar uma fêmea canina ou felina para o procedimento.

O procedimento cirúrgico realizado é a ovariohisterectomia, que consiste na esterilização de animais fêmeas por meio da remoção dos seus ovários e útero. Para participar, devem ser observados os requisitos abaixo:

• O animal deve ter idade mínima de 6 meses e máxima de 8 anos;
• O animal deve ter peso máximo de 35 quilos;
• Não serão aceitos animais braquicefálicos (pug, lhasa apso, shih-tzu, bulldog, gato persa e outros mestiços com essa característica) devido ao risco anestésico.

A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal entrará em contato por ligação telefônica com os cadastrados para comunicar as datas e os horários das castrações. Para esclarecer dúvidas e mais informações, o contato deve ser feito pelo e-mail castracao.sma@gmail.com ou pelo telefone (55) 3174-1543, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

O CASTRAMÓVEL

O Castramóvel é gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação, com contratação de profissionais de Santa Maria para atuarem nas atividades cirúrgicas. O trailer está no Galpão da Secretaria de Meio Ambiente, situado na Rua Adão Schneider, 55, Bairro João Goulart.

Nessa etapa, serão aceitas inscrições para até 60 fêmeas (caninas e felinas). Não haverá inscrições para castração de machos nesta fase. A Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal lembra que a medicação pós-operatória e demais materiais que possam ser necessários, como colar elizabetano e/ou roupa cirúrgica, deverão ser adquiridos pelos proprietários dos animais.

ORIENTAÇÕES PARA O DIA DA CASTRAÇÃO

- O animal deve estar com 12 (doze) horas de jejum total (sem comida e sem água);
- Levar roupa cirúrgica de tamanho adequado ou colar elizabetano para o animal;
- Estar no local 10 minutos antes do horário marcado;
- Aguardar a castração ou estar de prontidão para buscá-lo no assim que for avisado;
- As cirurgias duram em torno de 3 a 4 horas;
- Comprometer-se com o pós-operatório comprando a medicação e ministrando-a corretamente;
- Devem ter idade mínima de 6 meses e máxima de 8 anos;
- Devem estar em bom estado de saúde e higiene;
- Não podem estar com pulgas e carrapatos;
- Não podem estar no cio;
- Não podem estar amamentando ou com leite nas mamas (fêmeas);
- Não podem ter tumor de mamas;
- Não podem estar com sarna, diarreia, fraca ou debilitada;
- Não podem ser portadores de TVT (fêmeas e machos) ou com tratamento quimioterápico em andamento;
- Estar vermifugado;
- Importante não estar acometido por doenças infectocontagiosas

Texto: Tatiane Paumam (estagiária do curso de Jornalismo da UFSM)
Fotos: Alex Caceres/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial