Educação Fiscal
05/08/2025 05/08/2025 09h24m
Seminário Formativo da Rede Municipal abordou Educação Fiscal com foco em justiça social

O evento buscou incentivar práticas pedagógicas que estimulem a compreensão crítica sobre tributos, justiça fiscal e participação social
A Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria em parceria com o Programa Municipal de Educação Fiscal promoveu, no dia 23 de julho, o Seminário Formativo de Professores da Rede Municipal, com o objetivo de discutir e ampliar os conhecimentos sobre Educação Fiscal. O evento reuniu profissionais da educação para um dia de reflexões e trocas de experiências sobre a importância da justiça fiscal na construção da cidadania. A temática abordada foi "Desvendando a Educação Fiscal: práticas que transformam a sala de aula".
Entre os destaques da programação esteve a participação do agente da Receita Federal, Fábio Burch Salvador, que apresentou a Educação Fiscal como um instrumento para formar cidadãos conscientes sobre o funcionamento do Estado, o orçamento público, a tributação e seus impactos na sociedade. O agente explicou que diferente de contabilidade ou pregação moral, a Educação Fiscal como prática pedagógica voltada à formação cidadã busca promover a compreensão crítica sobre deveres e direitos, ele destacou a diferença entre educação financeira (individual) e fiscal (coletiva). Através de dinâmicas como "O Vilarejo" e "A Praça", Fábio abordou conceitos como progressividade tributária, justiça fiscal, transparência e incentivo à emissão de notas fiscais.
Segundo a coordenação do evento, a proposta da ação foi incentivar os educadores a incorporarem a temática fiscal em suas práticas escolares, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e engajados. A atividade foi um momento importante para capacitar os professores e fomentar novas perspectivas sobre cidadania e participação social.
Texto: Gabriela Leandro, estagiária de jornalismo pela UFSM