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27/10/2021

Comunicado oficial: suspensão temporária de exames laboratoriais em unidades de saúde


A Prefeitura de Santa Maria explica que a realização de exames laboratoriais por parte das unidades de saúde está momentaneamente suspensa. Isso se deve ao fato de que as cotas mensais disponíveis ao Município pelo Estado por meio de contrato foram atingidas. A suspensão segue até o próximo dia 30, quando, então, haverá novo alcance do teto financeiro mensal dos contratos com os laboratórios.

Explica-se que a contratualização é feita via 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) desde dezembro de 2019 porque o Município não possui gestão plena de serviços especializados. Desde aquele período, as cotas para a realização de exames já eram consideradas baixas. Porém, com a pandemia, a procura dos usuários diminuiu. Agora, com a retomada gradual das atividades, a demanda acabou sendo extrapolada. Em Santa Maria, os exames laboratoriais são realizados por três empresas. Conforme contrato, a cota é de R$ 260.325 mil mensais.

As unidades de saúde já estão informando os usuários do SUS sobre a suspensão momentânea e reagendando os encaminhamentos dos exames.   

A Prefeitura reforça, ainda, que foram realizadas reuniões com os representantes desses laboratórios. Também foi enviado documento para a 4ª CRS com relatórios sobre as cotas excedidas, solicitando o aumento das mesmas. Enquanto isso, a Prefeitura tem reforçado os critérios de pedidos de exames por parte das unidades de saúde.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

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