Notícias

27/10/2021 27/10/2021 16h17m

Estado, Prefeitura e Instituto de Cardiologia inauguram bloco cirúrgico no Hospital Regional


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Instituição passa a ter capacidade para até 55 cirurgias por mês e já conta com 10 leitos de recuperação e 20 leitos de enfermaria pós-cirúrgicos

O Governo do Estado, a Prefeitura de Santa Maria e o Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia anunciaram, oficialmente, na manhã desta quarta-feira (27), que o Hospital Regional passará a realizar cirurgias de pequena e média complexidade. A capacidade inicial é para 55 cirurgias por mês. Na ocasião, em solenidade na sede da própria instituição, no Bairro Pinheiro Machado, foi inaugurado o novo bloco cirúrgico, com seis salas. O hospital conta, agora, com 10 leitos de recuperação e 20 leitos de enfermaria pós-cirurgia. Além disso, permanecem em funcionamento 30 leitos de UTI Covid e outros 20 leitos clínicos também específicos para tratamento da Covid-19. A estrutura já está apta para dar início às cirurgias, e elas começarão a ocorrer a partir da próxima semana.

“Esse hospital é mais um símbolo de construção coletiva. Passou por várias mãos. A minha mais profunda gratidão a todas as pessoas que se envolveram. O governador Eduardo Leite, hoje, demonstra que o otimismo vence o pessimismo. Diziam que o hospital não ia abrir, que não ia ter nada, que seria só ambulatório, mas, quando veio a pandemia, o Estado nos garantiu os primeiros 20 leitos SUS para Covid em Santa Maria. Depois, falavam que, quando a pandemia arrefecesse, o hospital ia fechar. Porém, o governador veio para abrir mais um setor. Agradeço, de coração, ao governador Eduardo Leite por fazer parte da realização desse sonho coletivo”, afirmou o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, em pronunciamento durante a inauguração.

Inicialmente, serão feitas cirurgias gerais, vasculares e torácicas. Ao longo de 2022, a previsão do Estado é de que outros tipos de procedimentos se somem a essa lista, como cirurgias traumatológicas, neurológicas, cardíacas e de cardiologia interventiva. Não houve criação de leitos novos. Eles foram remanejados da parte exclusiva para Covid-19. As contratações necessárias para o novo setor já foram feitas.

O governador lembrou que, com as novidades, o Hospital Regional se transforma em um hospital geral, que era o propósito inicial da instituição. Para Eduardo Leite, a abertura do bloco cirúrgico é mais um passo decisivo na consolidação do hospital, que começou a ser planejado há cerca de duas décadas.

“Estamos transformando o Regional em hospital geral depois de ele ter servido tanto na pandemia, totalizando mais de 2 mil atendimentos. Foram 500 pessoas que passaram pela UTI. Então, estou muito feliz em dar mais esse passo. É mais uma avanço para a área da saúde. Muitas mãos se somaram para isso se tornar realidade”, comentou o governador.

Para o diretor-presidente do Instituto de Cardiologia – Fundação Universitária de Cardiologia, Marne de Freitas Gomes, o Regional é um orgulho. Ele elogiou o trabalho realizado pela equipe no hospital, que, além dos leitos para tratamento da Covid-19, possui, desde 2018, ambulatório para doenças crônicas e, desde 2019, ambulatório para atendimentos de cardiologia.

“Temos atendimento diferenciado e resolutivo. Tivemos inúmeros relatos que nos fazem ficar orgulhosos dos nossos ambulatórios. As instalações deste hospital para os pacientes que vão internar para cirurgias são de Primeiro Mundo”, garantiu Gomes.

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, classificou a ampliação dos atendimentos do Hospital Regional como “uma nova façanha” e destacou o trabalho do prefeito Pozzobom para que a população de Santa Maria e região tenha o atendimento necessário. Quem também teve a oportunidade de falar sobre a importância do hospital foi Jader Pinheiro, 42 anos, taxista, que ficou 29 dias entubado e 43 em coma após ter sido infectado pelo coronavírus. Ele se recuperou nas dependências do Regional.

As autoridades presentes descerraram três placas, uma em homenagem ao médico-veterinário e professor José Antônio Barão Schons, que doou o terreno para a construção do hospital; uma em alusão à inauguração do hospital Covid; e ainda uma terceira referente à inauguração do hospital geral. Depois, o grupo conheceu as salas do novo bloco cirúrgico.

Também acompanharam a cerimônia o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a secretária municipal adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, a superintendente de Atenção Especializada em Saúde de Santa Maria, Juliana Pruni, o diretor-executivo do Hospital Regional, Elvis Prestes, a coordenadora regional de saúde da 4ª Coordenadoria, Fabrícia Costa, a superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria, Elaine Resener, a procuradora da República em Santa Maria Bruna Pfaffenzeller, o chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Região Central (CRPO-C) da Brigada Militar, Erivelto Hernandes, o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), Cleberson Bastianello, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Santa Maria (Sinduscon), Samir Samara, o presidente e o vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Central (AMCentro), Jocelvio Cardoso e Matione Sonego, respectivamente, o prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Dalla Corte, os deputados estaduais Valdeci Oliveira e Beto Fantinel, os vereadores Valdir Oliveira, Admar Pozzobom, Paulo Ricardo Pedroso, Givago Ribeiro, Alexandre Vargas, Adelar Vargas e Rudys Rodrigues, o coordenador da Agência de Desenvolvimento Social da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), André Domingues, e Graça e Giuseppe Schons, viúva e neto do doador do terreno ao complexo hospitalar, entre outras autoridades, e a equipe do Hospital Regional.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial