Notícias

12/01/2022 12/01/2022 16h47m

Para conter impactos da estiagem, Prefeitura segue com ações de limpeza em açudes do Interior


Nesta quarta-feira (12), serviços foram realizados em propriedades rurais no distrito de São Valentim

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, segue com o trabalho de limpeza em açudes e bebedouros, para minimizar os impactos da estiagem no Interior do Município. Nesta quarta-feira (12), as equipes da Secretaria realizaram três serviços em propriedades rurais no distrito de São Valentim. Os açudes servem como bebedouros para os animais e também como fonte para regar hortaliças, entre outros. 

Conforme explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, em um dos açudes foram colocados mais de 80 metros quadrados de lona no solo. A técnica é para aumentar o reservatório de água, assim, nos períodos de chuva, a água poderá ficar acumulada, isto é, represada, e não irá infiltrar no solo.

“Estamos trabalhando para poder minimizar os problemas causados pela estiagem. Com a limpeza dos açudes e a colocação de lona em outros, é uma maneira de antecipar a probabilidade de armazenagem de água em propriedades de agricultores familiares. Vamos procurar atender o máximo de demandas nesta semana. Como há previsão de chuva na próxima semana, caso se confirme, é uma oportunidade para armazenar a água”, explica o secretário Menna Barreto.

Já nesta terça-feira (11), em outra ação, foi realizada a limpeza de um microaçude na Vila Esmeralda, no Distrito de Boca do Monte.

NOVOS AÇUDES 

Dentre algumas ações imediatas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural está habilitada para construir novos microaçudes e depósitos de água revestidos de geomembrana. A possibilidade da construção desses depósitos de água ainda está em estudo na Secretaria, pois depende de análises de questões burocráticas e de aporte financeiro. Importante destacar que os depósitos devem ser construídos a médio e a longo prazos, em propriedades onde o produtor rural tiver interesse. 

Enquanto a Prefeitura aguarda a homologação pelo Estado, do decreto de situação de emergência pela estiagem, para poder avançar na efetivação de outras ações, os produtores rurais interessados na limpeza e construção de novos açudes já podem se adiantar e fazer a inscrição nas subprefeituras ou na sede da Secretaria. Com isso, o Programa Municipal de Enfrentamento à Estiagem no Meio Rural visa ao aumento da capacidade de armazenagem de água em propriedades de agricultores familiares, onde serão construídos microaçudes e bebedouros. Também poderão ser feitas reformas e limpeza de microaçudes e bebedouros já existentes. 

CRITÉRIOS DO PROGRAMA

A construção de microaçudes deverá seguir critérios orientados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e da Emater-RS. Já o licenciamento ou mesmo a isenção ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Os produtores beneficiados deverão atender aos seguintes critérios: possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Talão de Produtor Ativo. Os agricultores familiares que não possuírem DAP deverão passar por avaliação socioeconômica, realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os produtores interessados deverão fazer a inscrição no Programa junto às Subprefeituras dos distritos ou na Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 141, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. A inscrição consiste no preenchimento de uma ficha cadastral. Após, os técnicos farão uma vista técnica às propriedades inscritas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3921-7264. 

Os beneficiados receberão, gratuitamente, 3 horas/máquinas (retroescavadeira) e os equipamentos necessários para a instalação de reservatórios. A contrapartida do produtor será o cercamento da área do reservatório. Nos casos de reformas, o limite será de 10 horas/máquinas.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial