Notícias

13/01/2022

Prefeitura intensifica a entrega de água em bairros e nas comunidades do Interior do Município


Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural segue com a limpeza de açudes e a construção de reservatório

Para atender às demandas que aumentam diariamente, devido à estiagem, e que preocupam os agricultores, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil Municipal, intensifica a entrega de água potável em 82 pontos (lista completa baixo), sendo em quatro bairros da cidade e nos nove distritos do Interior. Desde terça-feira (11), um caminhão-pipa do Exército reforça o apoio na entrega de água para que mais famílias sejam atendidas. De 1º a 12 de janeiro, já foram entregues 154.120 litros de água. Até o meio dia desta quinta-feira (13), foram distribuídos 36 mil litros.

Para esta sexta-feira (14), a Defesa Civil já tem programada a entrega nos distritos de Pains e Arroio do Só. Ainda, o cronograma está sujeito a sofrer alterações ao longo de cada dia de acordo com novas demandas e ajustes a serem realizados.

Enquanto a Defesa Civil e o Exército fazem a entrega de água para amenizar a situação, outra frente de trabalho, capitaneada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, atua na limpeza de açudes e na construção de novos reservatórios de água, para abastecer principalmente animais, pequenas lavouras e hortas. Nesta quinta, uma equipe da pasta concluiu a construção de um reservatório, uma espécie de piscina, com lona preta no solo, também conhecida como geomembrana, no Distrito de São Valentim. A técnica é para aumentar a probabilidade de armazenagem do reservatório de água, assim, nos períodos de chuva, a água poderá ficar acumulada, isto é, represada, e não irá infiltrar no solo. 

Os produtores rurais interessados na limpeza de microaçudes ou na construção de novos reservatórios deverão fazer a inscrição às Subprefeituras dos distritos ou na Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 141, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. A inscrição consiste no preenchimento de uma ficha cadastral. Após, os técnicos farão uma vista técnica às propriedades inscritas. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (55) 3921-7264.

NÚMEROS DA DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Desde o início de dezembro de 2021 até esta quinta-feira (13), já são 82 pontos de abastecimento, para cerca de 134 famílias, totalizando 544 pessoas do Município. Os nove distritos do Interior e a quantidade de pontos que recebem água são os seguintes: Arroio Grande (10), Arroio do Só (2), Boca do Monte (3), Pains (6), Palma (1), Passo do Verde (23), Santa Flora (6), Santo Antão (5) e São Valentim (13). Já na área urbana, a distribuição de água ocorre em quatro bairros de Santa Maria: Camobi (10), Campestre do Menino Deus (1), Km 3 (1) e Pé de Plátano (1).

Pedidos de entrega de água podem ser feitos pelos seguintes contatos:

DEFESA CIVIL MUNICIPAL
– (55) 3222-5192
– (55) 99110-7940 (WhatsApp)

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial