Notícias

31/03/2023 31/03/2023 18h06m

Em parceria com a Inovatec, Prefeitura lança o Santa Maria+ no South Summit Brazil, em Porto Alegre


Fotos: Gabriel Marques / PMSM

Iniciativa coloca o Município no Instituto Caldeira, um dos melhores ambientes de inovação do Estado

Representantes da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, participaram do lançamento do Santa Maria+ durante o South Summit Brazil, em Porto Alegre, nesta sexta-feira (31). Em parceria com o Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Município passa a integrar o Instituto Caldeira.

Com a iniciativa, Santa Maria poderá agora ampliar as conexões com grandes empresas, hubs, startups, universidades e Poder Público. Também passa a ter direito a uma série de benefícios no Instituto Caldeira, como seis posições de coworking; 30 horas de reunião; Mesa Caldeira e eventos exclusivos; gestão de contas ativas para conexões; duas datas caldeira; Conecta (inovação aberta) em duas teses; acesso ao Hub e a programação e conteúdos; happy hour da comunidade.

“A iniciativa Santa Maria+ é fundamental para fortalecer todo o nosso ecossistema de inovação e para termos uma espécie de embaixada no instituto Caldeira. Nós, enquanto Município, focamos não apenas nas startups, mas também nas empresas maduras para estar nesse ambiente que conta com 42 empresas. São muitos projetos e missões que poderemos levar às empresas de Santa Maria e colocá-las no melhor ambiente de inovação do Estado, que é Porto Alegre”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, presente no lançamento.

Com mais de 80 startups, três incubadoras, dois parques tecnológicos e uma aceleradora, Santa Maria poderá impulsionar o trabalho realizado por elas a partir desta nova parceria.

“Cravamos nossa bandeira no maior hub de inovação privado do Rio do Sul. São muitas as possibilidades que podem surgir a seguir. Não podemos esquecer que investir em inovação é investir em qualidade de vida. É investir em pessoas”, reforçou o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que também participou da iniciativa. 

Além do vice-prefeito, assinaram o protocolo de intenções a gestora da Inovatec, Maria Daniele Dutra; e o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério. Maria Daniele salientou o feito histórico para a cidade e a certeza de que a troca de conhecimento vai consolidar Santa Maria como um ambiente de inovação:

“Estamos todos unidos em um único propósito, desenvolver economicamente Santa Maria, gerar oportunidades para as pessoas, e amplificar isso para o Rio Grande do Sul e para o mundo”.

Já Valério comentou a materialização do bom momento que Santa Maria vive no fomento da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo. Segundo ele, a colaboração deve gerar desenvolvimento econômico.

“É uma capacidade de disseminação de conhecimento, trocas e capacidade de relacionamento gigantesca. Um network com todos os atores que acreditam realmente num Rio Grande do Sul mais dinâmico, inovador e pujante”, ressaltou o diretor executivo do Instituto Caldeira.

Acompanharam também a assinatura do protocolo de intenções o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene; o secretário adjunto da SMDET, Michel Kesseler; o chefe de gabinete da SMDET, Jeferson Nunes; e as superintendentes Elizandra Fagundes e Clarissa Bürger.

RS DIGITAL

O programa RS Digital é uma iniciativa do Estado do Rio Grande do Sul que apoia os municípios gaúchos na jornada de transformação digital. O programa oferece serviços aos cidadãos e se alinha ao propósito de ressignificar a relação entre a população e o governo, incluindo os governos municipais. 

"É justamente por estes motivos que Santa Maria não poderia ficar de fora dessa adesão. De modo que aceitamos de imediato firmar esse compromisso e levar para nossa população mais uma forma de acesso e mais facilidades nas realidades digitais", explica Decimo.

Na ocasião, mais de 30 municípios do Estado aderiram ao programa. Estiveram presentes no ato o governador Eduardo Leite e o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Gabriel Marques (MTb: 20.860) e Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial