Notícias
14/09/2023 15/09/2023 15h10m
Valorização da infância e direitos da aprendizagem das crianças foram focos da 3ª Parada de Formação da RME
Atividades em diversas partes da cidade foram direcionadas para os funcionários de Educação da Rede Municipal de Ensino (RME)
Professores da Educação Infantil sentados no chão, passando copos de plástico enquanto cantam “Escravos de Jó” para entender técnicas de como ensinar coordenação motora aos alunos. Educadores aprendendo dobraduras de origami para descobrir novas formas de ensinar matemática. Estes e outros cenários foram comuns nesta quinta-feira (14) em diversos pontos de Santa Maria durante a 3ª Parada de Formação da Rede Municipal de Ensino (RME) 2023. Nesta edição, o evento teve como tema geral “Valorização da Infância, da Ludicidade, do Brincar, da Alfabetização e Alfabetização Matemática e os Direitos de Aprendizagem das Crianças”. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), as paradas formativas são direcionadas para todos os funcionários que atuam na RME.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CAIC Luizinho de Grandi, no Bairro Lorenzi, sediou minicursos e apresentações de relatos de experiência direcionados para a Educação Infantil e os Anos Iniciais. Os minicursos foram ministrados por professores da RME, por grupos de pesquisa dos Centro de Educação e de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pela Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, vinculada à UFSM. Já os relatos de experiência foram apresentados por educadores da Rede Municipal, a partir de projetos e atividades pedagógicas implementadas nas escolas que atuam, que buscaram ensinar com diferenciais. Todas as atividades com foco em alunos do ensino regular e da Educação Especial.
Os minicursos e os relatos de experiência abordaram atividades de sensibilização a partir das artes integradas (música, teatro e artes visuais), reconhecimento identitário afrocentrado com propostas e possibilidades de brincadeiras, alfabetização a partir do lúdico. Também tiveram ações que apresentaram o dia a dia das escolas do campo, o ensino intercurricular, aprendizado a partir de afetividades e acolhimentos, e de musicalização.
A programação de atividades na EMEF CAIC Luizinho de Grandi foi organizada por coordenadoras da Smed. Pelos Anos Iniciais trabalharam na organização Caroline Romanowski, Carine Daiana Binsfeld, Laura Pippi Fraga e Michelle Turra. Pelo setor de Educação Infantil atuaram Gabriele da Rocha, Priscila Barbosa e Joceana Machado. E pela Educação Especial as professoras Carolina Teixeira e Patrícia Ilha.
Além da EMEF CAIC Luizinho de Grandi, a 3ª Parada de Formação também teve atividades no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no auditório da Faculdade Palotina (Fapas), no auditório do Instituto São José, no Itaimbé Palace Hotel e nas escolas da RME. Esta edição também contou com palestras online, pelo canal de Youtube do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM).
As “Paradas” ocorrem ao longo do ano e consistem no fato de que todos os professores e servidores da Rede Municipal de Ensino “parem as aulas por um dia” e voltem suas atividades para a formação profissional e humana. O objetivo é aprimorar os processos técnicos e qualificar capacidades em vários aspectos da atuação profissional.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria