Notícias
06/10/2023 06/10/2023 11h09m
6ª Semana de Conscientização da Dislexia propõe para educadores e pais um olhar em diferentes contextos
Divididas nos dias 9 e 10 de outubro, as atividades vão contar com cerca de 200 professores, familiares e estudantes, além de visitas do Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem) em escolas da rede municipal
Presente no Calendário Oficial do Município de Santa Maria desde 2017, a Semana de Conscientização da Dislexia será realizada, neste ano, em 9 e 10 de outubro. Com a temática “Desafios e estratégias: um olhar para a dislexia em diferentes contextos”, a 6ª edição do evento pretende sensibilizar e orientar as famílias, os professores e as escolas sobre como promover uma educação de qualidade para os estudantes com dislexia. O transtorno se caracteriza, principalmente, pela dificuldade de aprendizagem.
A semana é realizada pelo Programa de Atendimento Especializado Municipal (Praem), responsável pelo serviço de “Atenção à Dislexia”, que atende estudantes diagnosticados com dislexia ou em processo de investigação. A Prefeitura de Santa Maria, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o Centro de Educação da UFSM também estão apoiando o evento.
Segundo a responsável pelo serviço de Atenção à Dislexia do Praem, Clariane de Freitas, 28 estudantes da rede municipal são atendidos pelo programa. Para os pais e professores destes alunos, informações sobre a melhor forma de educar e socializar os estudantes com dislexia, tanto nas aulas, quanto em casa, são distribuídas rotineiramente.
Na segunda-feira (9), a partir das 13h30min, no Itaimbé Palace Hotel, os cerca de 200 professores, profissionais de saúde, famílias e estudantes de ensino superior e pós-graduação presentes receberão uma programação recheada de informações sobre educação e dislexia. Vale lembrar que haverá emissão de certificado para os participantes.
Programação
Segunda-feira (9):
– 13h30min: cerimônia de abertura;
– 14h: Palestra “Desenho Universal para a aprendizagem com possibilidade de acessibilidade para os estudantes" (Professora Dra. Rita de Cássia M. Cóssio Rodriguez, UFPEL);
– 15h: Roda de conversa “Relatos de Experiência de um mestrando com dislexia” (Mestrando Antônio Olvedo Rodrigues Neves, UNIPAMPA - Bagé e Professora Dra. Rita de Cássio M. Cóssio Rodriguez UFPEL);
– 16h: Intervalo;
– 16h30min: Roda de conversa: “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” (Projeto de extensão UFSM - EMEF Padre Nóbrega).
Terça-feira (10)
- A equipe do Praem vai visitar Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) de Santa Maria para rodas de conversas com professores e alunos. Além disso, serão entregues panfletos sobre as dificuldades e potencialidades dos estudantes com dislexia. Ao longo de 2023, a PRAEM já realizou oito formações como esta.
EMEF’s a serem visitadas: Lidovino Fanton, Maria de Lourdes Ramos Castro, Francisca Weinmann, Zenir Aita, Hylda Vasconcellos, Aracy Barreto Sacchis e Caic Luizinho de Grandi
Texto: Bruno Bandeira Vargas (estagiário do curso de jornalismo da UFSM)
Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria